Economia

Autoeuropa já exporta directamente para a China

A empresa de Palmela fez esta semana o primeiro embarque de veículos que seguirão directos para a China, sem necessidade de parar na Alemanha. A novidade deve-se ao facto de as encomendas terem sido suficiente para encher um navio de carga. Por outro lado, em comunicado, a Comissão de Trabalhadores já chegou a acordo com a administração na questão dos contractos de trabalho.
Empresa continua a apresentar bons resultados em "anos de crise" 
 

8 de Novembro ficará na história da Autoeuropa. Pela primeira vez, a empresa de Palmela fornecerá veículos ao mercado chinês sem necessitar de fazer a habitual paragem no porto de Emden, na Alemanha, "Tal só foi possível graças ao elevado número de encomendas para a China, que encheram um navio", adiantou o director geral da fábrica, António de Melo Pires.
Carlos Lopes, presidente do conselho de Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS), adiantou que "a menor distância de viagem e o menor custo de ‘handling’ desta operação traz várias vantagens económicas, quer para o fabricante, quer para a própria economia nacional".
A aposta no mercado chinês por parte da Autoeuropa é clara, não só através da introdução dos modelos Sharan e Alhambra naquele mercado, assim como pelo bom desempenho de marcas que já produz para aquele país (Eos e Scirocco). Carmo Jardim, porta-voz da Autoeuropa, confirmou isso mesmo ao atribuir um "grau de importância enorme" ao embarque, "uma vez que a China pode vir a ser um dos principais destinos da produção automóvel realizada na Autoeuropa".


Produção continua a subir

Em ano de crise europeia e mundial, os números não param de surpreender na fábrica da Volkswagen, em Portugal. A produção automóvel da Autoeuropa entre os meses de Janeiro e Outubro já supera o total de viaturas produzidas no ano de 2010. A fábrica produziu mais 36 por cento do que há um ano.

Apesar disso a empresa não entra em euforias.  “Só no final de Dezembro se procede ao balanço da produtividade anual”, refere Carmo Jardim. Mas admite que “a Autoeuropa trabalha para atingir a meta de aumento da produção automóvel em 30 por cento”, superando um total de 134 mil viaturas.

Trabalhadores a contracto com renovação garantida
António Pires chegou a acordo com trabalhadores para renovar contractos


Ainda na autoeuropa, a Comissão de Trabalhadores, em comunicado, sublinha que conseguiu chegar a acordo com a Administração em relação  "à  situação de entendimento face aos contratos de trabalho", tendo sido confirmada a renovação dos cerca de 250 contratos de trabalho a terminar até final do ano.
No mesmo comunicado refere-se que também foi acordada a "passagem a efectivos de 19 trabalhadores cujo último contrato termina este ano".
"Logo que conhecidos os volumes de produção para 2012, voltaremos a falar com a Empresa para continuarem as renovações e ou as passagens a efectivos, tal como tem acontecido até aqui", sublinha a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa.


Paulo Jorge Oliveira

Comentários