Meras palavras

Aquelas Palavras... by Andreia Margarido
Meras palavras


Vivemos num mundo onde não medimos as consequências dos nossos actos, onde achamos que as coisas feitas à nossa maneira têm mais fundamento e onde pensamos que nunca vamos ter de arcar com consequências, quando no fundo, mais dia, menos dia com razão ou sem ela os nossos erros vêem ao de cima e então aí vemos as asneiras, as precipitações, as mágoas as angústias e até as dores que causamos…
Como podemos julgar alguém se nos próprios já maltratámos, já angustiámos, já preocupámos, já cobiçámos e já enganámos…
E o que é a felicidade?
Como podemos falar em felicidade se tudo o que envolve a palavra felicidade envolve também a palavra agonia dor tristeza e desespero? Não há felicidade sem dor, sem um pedaço de angústia e alguma dor à mistura… É felicidade o que realmente desejo sentir? Para depois ter de sentir todas as suas consequências? Não. Assim não quero ser feliz, quero antes ter uma vida comum, sem grandes felicidades. 
Prefiro ser feita de vidro do que de natureza humana, de uma natureza fria cruel hipócrita e ambiciosa… natureza que só se regala com coisas fúteis, com coisas materiais, com o olhar para o próprio umbigo.
Se aprendemos com os erros porque os voltamos a cometer? Porque estamos predestinados a isso? Porque estamos predestinados a errar a cada dia?
Viver de faz de conta se calhar torna-nos mais equilibrados, ou não… mas quem quer viver com a plena consciência de que mais tarde ou mais cedo as coisas tornam-se amargas e sem nexo? Afinal o que te ensina a vida?
Ensina-te a fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, só para que possamos acreditar que tudo vai mudar…
Ensina-te a sorrir às pessoas de que não gostamos, para lhes demonstrar que sou diferente do que elas pensam…
Ensina-te a dizer adeus às pessoas que amamos, sem tira-las do coração...
Ensina-te a calar para saberes ouvir…
Ensina-te a sorrir quando o que mais deseja-mos é gritar tudo o que sentimos para o mundo…Ensina-te a ouvir a todos os que só precisam desabafar...
Ensina-te a amar os que nos magoam ou querem fazer de nós depósitos das suas frustrações e desafectos…
Ensina-te a perdoar incondicionalmente, pois já precisámos desse perdão…
Ensina-te a chorar de saudade sem sentir vergonha de o demonstrar…
Ensina-te a sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do nosso ser…
Realmente é bonito, mas pergunto-me…
Será isto que realmente aprendemos ou simplesmente fazemos de conta que aprendemos??
Não existem regras mas sim um estado de espírito..
Sim eu posso fechar-me no meu mundo, ser fria, por vezes, arrogante e tudo o mais, pois não quero que as pessoas tenham oportunidade de me falharem ou simplesmente de ser eu a falhar...Egoísmo? Perfeccionismo? Não! Nada disso, a vida é tão curta para haver falhas e erros que simplesmente não fazem sentido…




Andreia Margarido
Almada
Professora do 1º ciclo do ensino básico

[Escreve quinzenalmente na rubrica Aquelas Palavras...]

Comentários

  1. Parabéns pelo inicio desta rubrica, devo dizer que adorei aquilo que li e identifiquei-me com a maioria das palavras... A vida é como uma pena que voa quando menos se espera :) Continua a escrever Andreia e a dar-nos o prazer de ler o que escreves

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito... Mais uma vez deixa-me a pensar. A pensar numa questão que coloco tanta vez a mim própria e não encontro resposta: "Se aprendemos com os erros porque os voltamos a cometer?" mesmo quando já se conhece a consequência. Será que há erros que vale a pena cometer?...Mas se é um erro...
    Bem, errar, viver, sonhar, com o tempo, aprendendo...é a raiz pela qual vamos crescendo. =)
    Beijinho Grande Prima
    Sara Martins

    ResponderEliminar
  3. Bom texto grandes palavras!

    ResponderEliminar
  4. Adoro o que escreves, Andreia... tu sabes!... Este texto está lindíssimo e faz com que reflitemos sobre o assunto... VIVER!!!... a eterna questão de nascermos sem livro de instruções!!!... Viver é tudo isso, tentar o equilíbrio entre o que nos faz sentir bem e o que nos faz sentir menos bem!... Viver é essa procura diária... uns vão conseguindo outros deixam-se enredar e vivem obsecados por isso... outros, tudo isso lhes passa ao lado!...

    Aprendemos que às vezes um simples gesto fala e diz mais alto do que mil palavras... um sorriso... o sentar junto... uma mão no ombro... o escutar o silêncio...

    Continua a escrever!...

    Beijo grande

    Aldinh@

    ResponderEliminar
  5. Sabes que eu sou tua fã incondicional...uma cabecinha tão nova a dizer coisas tão acertadas, sem medos de usar as palavras, de as chamar pelo nome certo, não fugir aos sentimentos, não ter vergonha de os mostrar.
    Pégadinhas sou mesmo tua fã..fico à espera dos próximos
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de ler este texto escrito por ti. Aliás, todos os textos e frases que publicas tocam sempre numa ou mais verdades que o ser humano procura sempre esquecer - a dor, a felicidade, a verdade.
    Quando leio o que escreves fico sempre a pensar - e eu?, o que é que eu acho? o que é que eu sinto? qual a minha verdade? Ao longo do nosso caminho vão surgindo situações menos boas, mas ainda assim, no seu sentido metafórico, elas são igualmente boas, pois fazem-nos crescer, fazem-nos aprender o sentido da vida, o porquê de estarmos aqui. Admiro-te muito por te abrires com estes textos, porque no final de contas tudo aquilo que escreves vem de dentro, da tua experiência, e isso nota-se. E acredita que para quem lê estes textos fica a saber mais sobre a vida.
    Muita sorte com este projecto e fico à espera de mais.
    Beijinhos grandes
    Claudia

    ResponderEliminar
  7. Com grande surpresa li estas palavrinhas mágicas e com elas me identifico. Escreves com grande alma e coração... Continua com este "dom" pois quero assistir na primeira fila ♥
    "...a vida é tão curta para haver falhas e erros que simplesmente não fazem sentido…"
    Beijinhos
    Vanessa Taveira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário