Alcochete contra “fusão” de freguesias

As propostas do Governo para o Poder Local Democrático, plasmadas no “Documento Verde da Reforma da Administração Local” e o futuro da Freguesia de Samouco foram os temas em debate no plenário com a população, realizado no dia 5 de Novembro, em Samouco. A iniciativa foi da junta de freguesia local e da Câmara de Alcochete que pretende “manter a sua identidade, independente, autónomo de qualquer outro concelho para além de manter o actual desenho das freguesias existentes”, defende Luís Miguel Franco.
Luís Miguel Franco quer manter as 3 freguesias no concelho de Alcochete 



Para o Presidente do Município, “é absolutamente incontornável mantermos o mapa administrativo do concelho, com as três freguesias: Alcochete, Samouco e São Francisco”. E para tal,  diz Luís Miguel Franco, “em devido tempo todos os órgãos autárquicos se pronunciarão no sentido de mantermos imutáveis os limites do Concelho e das Freguesias”.
Diz o autarca que foi eleito “para defender os interesses primordiais do Concelho de Alcochete e das nossas populações e, neste caso, da população da Freguesia do Samouco e dos seus órgãos autárquicos, legitimamente eleitos”.
O Presidente da Câmara Alcochete criticou os critérios definidos no “Documento Verde da Reforma da Administração Local”, nomeadamente as propostas relativas à eleição directa e ao poder “absoluto” do Presidente da Câmara, a redução do número de vereadores a tempo inteiro e dos chefes de Divisão, uma situação que considerou ser “absolutamente insustentável”.
Luís Miguel Franco, eleito pela CDU, defende o Poder Local Democrático, explicando que  as autarquias já existiam "antes da revolução do 25 de Abril de 1974, mas os presidentes de Câmara eram nomeados pela presidência do Conselho de Ministros e não representavam, como agora, legítima e democraticamente, os interesses das suas populações”.
Perante este cenário, garante o líder da autarquia de Alcochete, “O Concelho manterá a sua identidade, manter-se-á independente, autónomo de qualquer outro concelho e só aqueles que não conhecem a nossa História, o combate travado para a ‘Restauração do Concelho’, a 15 de Janeiro de 1898, ou a ‘Revolta dos Salineiros’, podem alguma vez pensar que vamos ficar de braços cruzados”, disse o autarca.

“Estas medidas vão afectar-nos a todos”

Alcochete irá manter a sua identidade 

Mas Luís Miguel Franco foi mais longe. O “Documento Verde da Reforma da Administração Local”, em discussão em todo o país, vai muito além de um simples ordenamento do território.  “As reformas que estão a ser discutidas vão afectar-nos a todos muito gravemente” e vão desde “a supressão dos direitos e dos salários, da extinção dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos e da assunção de medidas políticas que vão fazer Portugal afundar-se numa espiral de recessão, da qual muito dificilmente sairemos”, diz o autarca.







Paulo Jorge Oliveira 

Comentários