Leituras de Verão

Até lá Abaixo 


De Marrocos à África do Sul de automóvel, com a realização do Mundial de Futebol como pretexto. Foi este o desafio de Tiago Carrasco e de dois amigos, um fotógrafo, João Henriques, e um cameraman, João Fontes, nascido em Pinhal Novo. Foram 150 dias África abaixo, cinco meses em que o imprevisto conviveu com situações de profundo prazer, em que a contemplação foi muitas vezes ultrapassada por problemas de resolução imediata, em que a pluralidade de 21 países e de regiões tão distintas de África permaneceu lado a lado com o encanto de um continente muito mais diverso do que se imagina. 




Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques em África
 Foram 30 mil quilómetros entre alucinantes paisagens a quilómetros e quilómetros de gente alguma, e por entre multidões que se acumulam nos bairros mais degradados das grandes metrópoles africanas. Terra de profundos contrastes, esta, que os três registaram. Uma viagem onde se confrontam culturas e modos de ver e pensar, e em que o destino final, Joanesburgo, parecia por vezes tão perto, mas simultaneamente tão longe. Uma viagem vivida e que nos é contada de forma intensa. É um livro de viagens, sim. Certamente um dos livros de viagens em África mais cativante dos últimos anos.

Até Lá Abaixo é o relato das emoções e das peripécias que Tiago Carrasco e os seus companheiros de estrada viveram ao longo desses 150 dias alucinantes, passados no deserto e na selva, em aldeias perdidas e nos bairros das lata de grandes cidades, em lugares vergados à pobreza e à violência e noutros onde a esperança subsiste apenas por milagre. Até Lá Abaixo descreve-nos esta epopeia de 30 mil quilómetros, de Marrocos à África do Sul, passando por 21 países, que é também uma viagem interior aos nossos medos e à nossa capacidade de superar as maiores contrariedades. Uma lição de sobrevivência. E uma aventura inesquecível.
Uma leitura obrigatória nestas férias!



Até Lá Abaixo
3 homens, 1 jipe e 150 dias de aventura em África   
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 312
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895557288

Comentários