Bombeiros


Pinhal Novo de luto


A notícia do acidente que vitimou o jovem bombeiro de Pinhal Novo, chocou a população e a Associação de Bombeiros de Pinhal Novo, bem como todos os bombeiros do país. “É sempre de lamentar uma vida que se perde. É sempre triste quando vemos um de nós partir”, dizia um bombeiro do Porto numa rede social. 
Ricardo Jorge Gomes, 22 anos, faleceu ontem [quinta-feira, 26 de Maio] à saída da cidade de Setúbal onde, momento antes, tinha  ido deixar uma mulher para fazer tratamento de hemodiálise ao Hospital de S. Bernardo. Quis o destino que viajasse junto de Sofia Lázaro, sua namorada – também ela bombeira no Pinhal Novo.
Ainda não se sabe o que fez a ambulância sair da estrada, galgar o separador lateral e ainda percorrer alguns metros na valeta. Apesar do rápido auxilio, Ricardo Gomes acabou por falecer ainda no local. Sófia,  a sua namorada de vários anos, acabara ferida e transportada ao Hospital de Setúbal. Ricardo, era bombeiro desde Janeiro de 2008, e tal como Sofia, dançavam no rancho folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo. 

Bombeiro habilitado a conduzir


Segundo explica a edição do Correio do Manhã, “a viatura tinha estado inoperacional nos últimos dias, além de ter problemas nos pneus”, além de admitir que o jovem bombeiro não estaria “habilitado a conduzi-la”.
Suspeitas consideradas infundadas pelo 2º comandante dos Bombeiros de Pinhal Novo.  "O Ricardo podia conduzi-la e a ambulância tinha passado há pouco tempo na inspecção periódica. Não tinha qualquer problema", garantiu Joaquim Castro.
No terreno, estiveram elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR, a fazer perícias.

Corpo em câmara ardente no quartel


A noticia deixou a associação de luto, os companheiros abalados e a população consternada. A notícia também “chocou” os bombeiros de Palmela e Águas de Moura, bem como a Câmara de Palmela a as autoridades de protecção civil. Por este facto, e em homenagem à vitima, a autarquia e os três corpos de bombeiros do concelho cancelaram o exercício conjunto, previsto para amanhã, às 17 e 30, e das cerimónias de encerramento das referidas comemorações, marcadas para dia 29, no Largo de S. João, em Palmela.
O corpo de Ricardo Gomes estará em câmara ardente, [o corpo foi recebido com um toque da sirene durante um minuto], no Quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo, onde se realizará a missa de corpo presente amanhã, às 10 horas, seguindo o funeral para o Cemitério da Cascalheira, no Pinhal Novo

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários