Gala a favor da APPACDM de Setúbal

2710 euros de carinho



A Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal e alguns empresários da cidade uniram-se para a organização daquele que foi o primeiro grande evento de solidariedade levado a cabo nesta cidade, mais concretamente, a realização de uma baile de gala que decorreu na noite de 24 de Novembro. Os fundos reverteram para a APPACDM de Setúbal - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, que apoia regularmente cerca de 500 pessoas.
A noite estava fria em Setúbal. Fora dia de Greve Geral e, logo por ai, houve quem faltasse à chamada. Mas as cerca de 100 pessoas que se deslocaram a Rua Manuel Livério não deu a noite como perdida. 
Correu muito bem, foi uma gala muito bonita!”, caracterizou Vasco Ramos, director da Gásvari, um dos responsáveis pelo baile. Afinal, como disse ao Novo Impacto, “estas crianças não podem fazer nada e são as que mais precisam de nós. As pessoas que lá trabalham estão lá de corpo e alma... é impressionante ver aquelas crianças. Elas merecem tudo”. Para Vasco Ramos um dos grandes objectivos foi também fazer que as “pessoas saiam de casa e se divirtam a ajudar, o tema deste baile”. A ideia agora é “levar a cabo iniciativas deste género mais vezes”, disse o empresário, sublinhando que “é importante que as instituições e empresas se juntem a estas iniciativas, porque só assim conseguimos ajudar”. 
E foi em nome dessas crianças fantásticas, a festa conseguiu reunir 2710 euros que irão servir para ajudar a comprar um autocarro para os meninos e meninas da Associação. A organização esteve a cargo da Gásvari, restaurante “Novo 10” e bar/discoteca Special One.
Jorge Cascais, gerente do Special One, reconhece que a afluência de público não foi a desejada, mas sublinha que a gala decorreu “muito bem” e que os participantes foram “fantásticos”.
Para o Governador Civil de Setúbal, a iniciativa “foi muito interessante e com um ambiente muito agradável”. Manuel Malheiros espera agora “por outras iniciativas semelhantes que irão existir de certeza”. E a julgar pelas palavras de Francisco Carriço, presidente da Associação dos Comerciantes, a próxima gala de beneficência irá acontecer já em Janeiro de 2011.
O presidente da Cáritas Diocesana,  Eugénio Fonseca, e o Governador Civil de Setúbal, Manuel Malheiros foram algumas das figuras que marcaram presença na iniciativa.   
Vestidos com traje de gala, [outros nem tanto], os participantes deram o seu contributo financeiro em prol da instituição, dançaram ao som da banda lisboeta Lucky Duckies e participaram no leilão de uma bola e camisola do Centenário do Vitória de Setúbal assinadas por todo o plantel profissional. José Mourinho enviou uma bola autografada por ele e por todos os jogadores do Real Madrid, para ser leiloada e tudo junto rendeu 
300 euros.
Quem também estava muito feliz, era a “mentora” do projecto. A Fátima. Uma ideia que foi amadurecendo, crescendo e tornou-se realidade. Para Ana Lúcia, animadora sociocultural da instituição há 12 anos, a noite foi “um orgulho muito grande. Tudo que sirva para dar a conhecer a instituição e o que podemos fazer com estes meninos é muito válido”.
Que venham outras galas em nome de causas tão nobres. Nunca é demais ajudar. 

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários