Palmelense Futebol Clube 3 – 1 Beira-Mar de Almada

8ª jornada do Distrital da AFS

Palmelense Futebol Clube 3 – 1 Beira-Mar de Almada


Tiago, o homem golo...


O Palmelense Futebol Clube derrotou, ontem, o Beira-Mar de Almada com um “hat trick” inspirado do camisola 37, Tiago, em jogo a contar para a 8ª jornada do Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. A equipa da casa soma, assim, a segunda vitória consecutiva, seguindo com 16 pontos na tabela classificativa.

A partida, que decorreu no Complexo Desportivo de Palmela, começou melhor para a composição encarnada que logo aos cinco minutos arrancou palmas das bancadas depois de um remate bem colocado do número 17 Ricardo e que obrigou a uma grande defesa do guarda-redes do Beira-Mar.
Durante a primeira parte, o Palmelense trocou melhor a bola e efectuou por diversas vezes remates à baliza da equipa de Almada, acabando mesmo por marcar aos vinte minutos, por intermédio de Tiago. O jogador superou a defensiva adversária no jogo aéreo, cabeceando alto para a baliza, na sequência de um cruzamento de Celestino.
Os ataques do Beira-Mar raramente surtiram efeito. Faltavam menos de 10 minutos para  o final da primeira parte quando Rosa, o camisola 9 do Almada, cabeceou baixo sem perigo para o Palmelense.
Mesmo a fechar a primeira parte, a equipa de Palmela consegue uma boa recuperação de bola a meio campo, aproveitada por Tiago. O jogador cabeceou novamente para a baliza de Frade, fazendo o segundo golo e levando ao rubro os adeptos do Palmelense.
No início do segundo tempo, o Almada entra melhor, gozando de uma maior posse de bola mas os remates continuam fracos e mal direccionados. Nesta altura, o treinador da formação almadense, João Luis, tira Paulo Ferreira e faz entrar Nilton.
Mesmo a ganhar por duas bolas a zero, o Palmelense demonstrava alguma ansiedade, perdendo muitas bolas a meio campo e permitindo ao Beira-Mar aproximar-se da grande área. Aos 60 minutos, Augusto remata forte e obriga Nilton a fazer uma boa defesa, atirando a bola para fora das quatro linhas. Na sequência do pontapé-de-canto, o capitão do Palmelense, Anderson, joga claramente a bola com o braço na grande área, acabando por ser expulso do jogo por acumulação de cartões amarelos. O árbitro Fábio Varanda assinala penálti a favor do Beira-Mar de Almada, oportunidade que o capitão da equipa Augusto não desperdiça.
No sentido de reorganizar o jogo, Carlos Ribeiro, orientador da formação palmelense, faz entrar Ferreira e Sadido, substituindo Cortês e Ricardo, respectivamente. Poucos minutos depois, Luís Ribeiro vê o cartão amarelo na sequência de uma falta menor, não tivesse já sido avisado pelo árbitro segundos antes.
Nesta altura, o jogo encontra-se partido, com o Beira-Mar à procura do empate, tentando beneficiar da superioridade númerica. Mas, aos 35 minutos, Tiago empurra mais uma vez a equipa para a frente, acabando por ser o autor do terceiro golo, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes. Foi um  jogo inspirado de Tiago que faz, assim, um “hat trick” frente ao Beira-Mar.
Resta salientar o excelente jogo do camisola 10, Celestino, que se apresenta em boas condições físicas e esteve envolvido nos ataques do Palmelense durante toda a partida.

Proibição de venda de álcool é “exagerada”,  diz responsável do bar

Apesar da proibição de venda de álcool em recintos desportivos não ser de agora, a GNR de Setúbal parece ter apertado o cerco aos responsáveis dos bares daqueles espaços.
No caso do bar do Palmelense Futebol Clube, a pressão parece ter surgido na sequência dos desacatos que ocorreram no jogo com o Futebol Clube Barreirense. Quem o diz é a responsável daquele bar, Anabela Dias que considera, naturalmente, a medida “exagerada”. “Se assim é devia ser proibido em todos os lugares. Não é  num bar destes que as pessoas apanham bebedeiras. É o comportamento das pessoas que faz as situações, não o álcool”, justifica. Com efeito, Anabela Dias acredita que esta medida irá prejudicar “e muito” o negócio, adiantando que “se as coisas continuarem assim, mais vale nem existirem bares”.
Na tentativa de ouvir o lado da GNR, o Novo Impacto contactou o departamento da GNR de Setúbal que  remeteu explicações para o preâmbulo da lei.“Não estou em condições de responder a essa pergunta [motivos da proibição de venda de álcool] que deveria, antes, ser esclarecida pelos legisladores”, reiterou o major Tavares Belo, adiantando apenas que, a partir de agora, “quem prepara os jogos é que deverá ter essas preocupações”.
Quanto aos adeptos, as opiniões divergem. Álvaro Manuel, sócio do clube, concorda com a nova lei “porque há pessoas que não conseguem beber com moderação e podem dar problemas”. Já Estevão Graça, de 67 anos, não vê o porquê da medida, dado o recindo estar vedado. “Os clubes pequenos já não ganham muito e fazer estas proibições só vem piorar as coisas”, afirmou, salientando o facto de em muitos  estádios continuar a verificar-se a venda de álcool.


Ana Cristina Rodrigues

Comentários