Desejos & Pensamentos por Cátia Neves

Oh tempo…. Que jamais voltarás

Hoje perguntaram-me o que mudaria na minha vida se pudesse voltar um ano atrás… como se por magia isso pudesse mesmo acontecer... e mesmo sabendo como é impossível apesar de muitas vezes desejado, pus-me a pensar…



Foi quando cheguei á conclusão que podia mudar muito... diria tantas coisas que não disse com medo de me arrepender, apagava tantas outras que apenas foram resultado do calor do momento… Impressionante como por vezes as palavras não tem valor nenhum e quando são ditas precipitadas, tantas vezes de cabeça quente, adquirem uma força que nos faz recordar o momento para sempre. Não tolerava muitas coisas, tantas que tolerei com medo de perder, tantas que já não guardo memória suficiente para elas e concertava todos os meus erros, que sou humilde para admitir que existiram. Mas va-se lá condenar quem erra tentando acertar. A vida é uma eterna aprendizagem e sem erros não há sebedoria. Alegra-me talvez saber que nenhum deles será irreversível. Vivi bons momentos, muito bons.. e voltava a repeti-los, vive-los ainda mais intensamente, talvez com a certeza que não existiria uma segunda oportunidade de regressar atrás. Dizia àqueles que amo, que estão no meu coração e o quanto são importantes para mim muito mais vezes, porque se há coisa que aprendi ao longo deste ano foi a importância de dizer que se gosta…
Depois, com mais um gole no meu doce café e um cigarro à mistura, cheguei a conclusão que não mudaria nada... as coisas são apenas como têm de ser e só acontecem quando têm de acontecer… sempre achei que o destino era demasiado cinematográfico para ser transportado para a vida real, a vida é sim feita de escolhas e cada pessoa faz as suas, tendo ou não consciência das suas consequências, portanto se há mesmo um tal de destino, somos nós que o fazemos. Errar faz-nos crescer... se fosse possível voltar atrás no tempo e concertar o erro, jamais aprenderíamos a lição e viveríamos eternamente uma vida de remendos, sem saber dar valor ás experiências pelas quais passamos. Momentos bons são para repetir e tudo aquilo de não nos saiu da boca, foi tantas vezes falado com o olhar.
Não sei se é possível não acreditar em coincidências, não acreditando no destino mas de facto, nessas não acredito mesmo, por tantas coisas que já vi acontecer e pelas experiências que tenho tido e visto ao longo da vida, portanto as coisas acontecem porque tem de acontecer e sempre com alguma razão, voltar no tempo contrariaria a lei da vida.
Há um ano atrás eu era uma pessoa muito mais incompleta que sou hoje, porque tudo o que me aconteceu, fez de mim muito mais sábia e definitivamente muito mais feliz.


Cátia Neves 
Lisboa 

Outros textos da autora: 

Comentários