Parque subterrâneo chumbado em Setúbal


Assembleia Municipal trava ideia do executivo da Câmara

A proposta para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, a ser construído na Avenida Luísa Todi, foi chumbada na reunião da Assembleia Municipal de Setúbal. O parque de estacionamento no subsolo da avenida Luísa Todi, entre o Mercado do Livramento e o Fórum Municipal Luísa Todi iria ter 350 lugares e, segundo a autarquia e os comerciantes locais, ajudava a revitalizar o comércio na principal avenida da cidade.

Parque subterrâneo da Avenida Luísa Todi chumbado pela Assembleia 

Alegando que o caderno de encargos “não salvaguardava o interesse público”, os partidos da oposição na Assembleia Municipal de Setúbal, de uma forma global, chumbaram a proposta para construção de um parque de estacionamento subterrâneo na Avenida Luísa Todi, cujo concurso internacional seria lançado nos próximos meses.
A proposta, aprovada por maioria CDU na reunião pública de 17 do mês passado, foi rejeitada por todos os partidos da oposição (PSD, PS, CDS/PP e BE) que justificaram a votação por considerar que a proposta apresentada, além da já referida ideia de não salvaguardar o interesse público, “não se encontrava devidamente fundamentada”, entre outras razões apontadas, tais como o que foi considerado o “tempo excessivo de concessão” (50 anos), a forma como se encontrava elaborado o caderno de encargos, a falta de um estudo económico e a previsão de receitas, entre outras.
Relativamente ao tempo de concessão, o vereador do Urbanismo, André Martins, garantiu que aquele é o prazo mínimo previsto na legislação actualmente em vigor e lembrou que esta autarquia já lançou diversos concursos públicos que ficaram sem candidatos por os mesmos não serem suficientemente atractivos para os potenciais interessados.

Parque não era inundável
Ainda segundo o vereador do Urbanismo, a construção de um parque de estacionamento no subsolo da avenida Luísa Todi, entre o Mercado do Livramento e o Fórum Municipal Luísa Todi não causava qualquer impacto ambiental na cidade. André Martins afirma, com o parecer do Instituto da Água e da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, que “a área abrangente da obra na avenida Luísa Todi não é inundável”.
“Uma vez que a atual concessão de estacionamento em Setúbal termina em Março de 2014”, foi então lançada a proposta para concessão, construção e exploração de um parque de estacionamento público na principal avenida da cidade, adianta a presidente da autarquia. Maria das Dores Meira destaca que “o combate ao estacionamento abusivo e a necessidade de mais alternativas de estacionamento” são as razões que levaram o atual executivo a avançar com o parque subterrâneo. A Assembleia Municipal travou a ideia.

Parque permitia revitalizar comércio na Luísa Todi
O parque abrangia uma área compreendida de 350 metros de comprimento por 21 metros de largura, “o novo parque vai reforçar o parqueamento na baixa de Setúbal com a criação de 350 novos lugares de estacionamento”, refere Maria das Dores Meira. Para além dos benefícios de maior mobilidade urbana e rotatividade de estacionamento referidos pela presidente da Câmara de Setúbal, “este projeto permite revitalizar a atividade comercial, comércio e os serviços na baixa de Setúbal”, explicava Fernando Piedade presidente da delegação da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal.

 Agência de Notícias 

Comentários