Montijo lança projeto Incluir+

Município promove a acessibilidade e inclusão dos cidadãos com deficiência

A Câmara do Montijo, através da Divisão de Desporto e Juventude iniciou o Projeto Incluir+, no âmbito do seu Programa de Desenvolvimento Desportivo, com o objetivo de promover a acessibilidade e inclusão dos cidadãos com deficiência.

Cidade de Montijo quer mais inclusão de  cidadãos com deficiência 

Promover a acessibilidade da prática desportiva a todos os munícipes, reforçar a aposta e a preocupação na promoção e sensibilização para a prática desportiva de inclusão, envolvendo pessoas com diferentes tipos de deficiência, é o mote deste projeto, implementado em parceria com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD).
O projeto Incluir+ pretende, segundo fonte da autarquia de Montijo, “sensibilizar toda a comunidade para o processo de inclusão, através do desporto, em estreita cooperação com uma rede de parcerias entre as várias instituições do concelho, incluindo Movimento Associativo, Escolas e IPSS’s”.
A fase inicial do projeto contempla formação da responsabilidade da FPDD, assim como ações de prática desportiva inclusiva, palestras e colóquios.
Desde o arranque da iniciativa, aderiram ao projeto seis clubes, nomeadamente a Associação Caminho Ancestral (Karaté), Associação Desportiva “Os Trovões” (Basquetebol em Cadeira de Rodas), Associação para a Formação e Desenvolvimento Desportivo (Natação), Clube Atlético do Montijo (Canoagem), Centro Cultural e Desportivo de Montijo (Judo) e Ginásio Clube de Montijo (Boccia e Tiro com Arco em Cadeira de Rodas), perspectivando-se a adesão de mais clubes e modalidades nos próximos meses.
Neste âmbito, decorre nos dias 22 de Maio e 5 de Junho, um Workshop de iniciação à Língua Gestual Portuguesa, na Galeria Municipal e no Auditório da Biblioteca Manuel Giraldes da Silva, respetivamente. Realiza-se ainda, no dia 30 de Maio, o Fórum do Instituto Nacional para A Reabilitação, nas instalações da Junta de Freguesia do Montijo, Casa do Páteo D’Água, pelas 15 horas, sob o tema “O desporto e as pessoas com deficiência”.

Agência de Notícias 

Comentários