Escola Palmela deixa alunos à espera na rua


Alunos só podem entrar na  Hermenegildo Capelo às 10

Dezenas de alunos da Escola Básica de 2º e 3º ciclo Hermenegildo Capelo, em Palmela, são forçados a ficar no exterior do estabelecimento, por vezes à chuva e ao frio, entre as 8 e as 10 da manhã, [e entre as 16 e as 18] denunciam os encarregados de educação. São alunos que moram fora de Palmela e apanham o autocarro no único horário disponível, às 7h30. Chegam à escola pelas oito horas mas a direção só autoriza a entrada perto das dez da manhã, quando começam as aulas dos Cursos de Educação e Formação (CEF). A escola diz que a medida teve o acordo dos pais.

Miúdos dos cursos profissionais obrigados a esperar duas horas ao frio 

É uma situação, no mínimo estranha, àquela que se vive na vila de Palmela onde dezenas de alunos, por falta de mais autocarros, chega à escola por volta das oito horas e só lhes é permitida a entrada no estabelecimento de ensino por volta das dez da manhã. O mesmo se passa de tarde.
"A diretora diz que não deixa entrar porque alguns se portaram mal e por causa de uns pagam os outros. Tentamos desviar os nossos filhos do mau caminho e das drogas e a própria escola é que incentiva isto ao deixar os miúdos lá fora", queixa-se Ana Guerreiro, encarregada de educação de um aluno do 9º ano. Ao final do dia, os alunos também têm de ficar fora da escola, desde as 16 horas, quando terminam as aulas, até apanharem o autocarro, às 18 horas.

Droga na escola?
Luísa Félix, mãe de dois alunos, confirma a situação. "É um problema que não afeta os meus filhos porque andam no ensino regular e as aulas começam às 8 horas, mas os alunos dos CEF ficam sempre à porta de manhã", disse, frisando que o mais preocupante é a insegurança e o tráfico de droga: "Os miúdos dizem que passam droga e fumam dentro da escola e ao portão e ninguém faz nada".

Diretora diz que pais concordaram com medida
A diretora do agrupamento de escolas de Palmela, Ana Serra, garante que as medidas tiveram o acordo dos pais. "Qualquer medida é conversada com os encarregados de educação e com o objetivo de melhorar os resultados. De nada serve virem mais cedo para a escola para andarem a passear, é melhor ficarem em casa a estudar", cita o Correio da Manhã, instando os pais a denunciarem casos de tráfico e consumo de droga na escola.
De qualquer maneira, diz ainda um pai de um aluno, “se não faz sentido os alunos virem mais cedo para a escola também não faz sentido algum que não haja transporte. E a escola devia ter a sensibilidade suficiente para perceber isso em vez de barrar sem se preocupar”. Assim, continua José Vaz, “os miúdos andam na rua sem qualquer controlo ou vigilância de manhã e à tarde quando podiam ocupar o tempo na escola que poderia ou rever os horários, ou alertar as empresas de transporte ou, ainda em último caso, criar alguma coisa que mantenha os alunos ocupados”.

Agência de Notícias 

Comentários

  1. eu ando nessa escola e iso é mentira! -.-´´

    ResponderEliminar
  2. mandem a escola a baixo.. isto é uma falta de respeito diante dos pais

    ResponderEliminar

Enviar um comentário