Centenas de pessoas no funeral de jovem da Bela Vista

Família e amigos revoltados com morte de Rúben 

Centenas de pessoas acompanharam hoje o funeral do jovem da Bela Vista que morreu no sábado na sequência de um despiste durante uma perseguição policial, na zona das Manteigadas, em Setúbal. O funeral ficou ainda marcado por alguma tensão entre a família e amigos do jovem com os jornalistas. A família estava convencida que a morte tinha sido provocada pela PSP, o que a autópsia não confirmou. O agente da PSP, que terá disparado, encontra-se a trabalhar enquanto aguarda o inquérito formal do Ministério Público e da Inspeção Geral da Administração Interna. 

Funeral de Rúben Marques realizou-se esta manhã em Setúbal 

Familiares e amigos despediram-se, com emoção, pela última vez, de Rúben Marques na manhã desta terça-feira, às 09h45. Dezenas de jovens apresentaram-se no funeral trajando camisola branca com a imagem do jovem Ruben, de 18 anos. 
As equipas de jornalistas no local foram alvo de hostilidade por parte dos familiares e amigos de Rúben, tendo sido apedrejados e atingidos por garrafas de água, numa tentativa de evitar a captação de imagens. "Ouve lá, vocês não vão filmar nada aqui", proferiram, em tom de ameaça à comunicação social.
Na missa de corpo presente, realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de onde saiu o funeral para o cemitério de Algeruz, o padre Constantino lamentou que a Bela Vista estivesse uma vez mais de luto e que a violência tivesse regressado àquele bairro social.
A morte do Ruben, no passado sábado, devido ao despiste do motociclo em que tentava fugir à polícia, levou dezenas de jovens a provocarem diversos atos de vandalismo, um pouco por todo o bairro da Bela Vista.
A revolta de diversos grupos jovens começou logo que surgiram os primeiros rumores de que o Ruben teria sido atingido mortalmente por dois disparos efetuados por um agente da PSP durante a perseguição.
A autópsia, efetuada na segunda-feira, revelou, no entanto, que o corpo do jovem não tinha alojado nenhum projétil nem tinha sinais de que pudesse ter sido atingido pelos disparos da polícia.
A morte do jovem Ruben continua sob investigação do Ministério Público e da Inspeção Geral da Administração Interna, entidade que anunciou a abertura de um inquérito à atuação da polícia.
Depois dos incidentes de sábado à noite, em que foram incendiados vários contentores de lixo e assaltado um autocarro dos TST (Transportes Sul do Tejo), o bairro da Bela Vista parece ter regressado à normalidade.
Para prevenir novos incidentes, a PSP deverá manter por mais alguns dias o reforço do dispositivo policial na esquadra do bairro.

PSP que atirou está ao serviço 
O agente da PSP de Setúbal que sábado à tarde disparou balas de borracha de uma shotgun, nos momentos que antecederam o despiste de moto que vitimou o jovem Rúben Marques, de 18 anos, no bairro das Manteigadas, está colocado numa Equipa de Intervenção Rápida (EIR) e continua ao serviço enquanto decorre o inquérito na Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).
O polícia, cerca de 30 anos, patrulhava a zona com quatro colegas e um chefe. Rúben passou de moto junto à EIR, na rua João Augusto da Rosa, sem capacete. O agente, face à recusa do jovem condutor em parar, disparou pelo menos duas balas de borracha com a shotgun.
A autópsia ao cadáver de Rúben Marques, realizada ontem no Hospital de Setúbal, afasta a possibilidade de o jovem ter falecido vítima do impacto de disparos.

Agência de Notícias

Comentários