Pescadores de Cacilhas sem cais


PCP quer que Governo resolva a situação 

Os pescadores de Cacilhas aguardam há mais de um ano uma decisão do Governo sobre os terrenos da Mutela, única solução encontrada depois de lhes ter sido retirado o pontão utilizado durante décadas, ficando sem nenhum local para colocar as suas embarcações.

PCP quer que Governo resolva o problema da falta de cais em Cacilhas 


Conforme sublinhou o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul/STPSUL, expressando a opinião da comunidade piscatória de Cacilhas, “se o processo se tivesse resolvido e se a solução encontrada há meses tivesse sido desbloqueada pelo Governo e levada a cabo, poderia ter-se evitado que três embarcações tivessem ido ao fundo na última intempérie, com prejuízos nos motores, gerador, alador, entre outros”.
O STPSUL e os Pescadores de Cacilhas têm vindo a protestar pelo arrastamento desta situação sem uma rápida decisão do Governo sobre os terrenos da Mutela, exigindo do Governo e da tutela em particular “a atenção merecida para as já difíceis condições de trabalho, agravadas agora com os referidos prejuízos”. “Os pescadores de Cacilhas estão preocupados perante a possibilidade real de novas intempéries, pelo facto de continuarem sem qualquer local para colocar as embarcações, o que aumenta as possibilidades de risco e prejuízos mais avultados, nas precárias condições em que se encontram”, admite o PCP.

PCP diz que Governo tem de assumir responsabilidades
Os comunistas têm vindo, aliás, reiteradamente a suscitar este problema, por escrito e nos debates com a Ministra da tutela, considerando que a “atitude de desresponsabilização que tem sido evidenciada pelo governo não pode continuar”. “O Ministério com a tutela do sector da Pesca não pode alhear-se desta matéria, e para além da necessária articulação com o Porto de Lisboa, autarquias locais, etc., tem que assumir a sua responsabilidade e tomar medidas concretas de uma vez por todas”, reitera o PCP.
Os deputados do PCP, Bruno Dias, Francisco Lopes e José Alberto Lourenço, quiseram saber como explica o Governo “esta paralisia, este silêncio e esta situação de abandono em que tem deixado ao cabo de tanto tempo a comunidade piscatória de Cacilhas, na ausência de resposta aos problemas, soluções e propostas identificadas pelos pescadores e STPSUL”. Perguntado foi ainda quando o governo “tenciona por fim avançar com as medidas concretas que permitam aos pescadores de Cacilhas desenvolver a sua atividade em boas condições de trabalho e segurança”, conclui o comunicado do PCP.

Agência de Notícias 

Comentários