Lançamento da primeira pedra do Alegro em Setúbal


Investimento garante 1500 postos de trabalho

A importância da concretização de novos investimentos em Setúbal foi destacada, ontem de manhã, pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do centro comercial Alegro. O “novo Jumbo” só irá abrir portas em 2014 e garante mil postos de trabalho diretos, 500 indiretos e largas centenas durante o período de obras. Custará 110 milhões de euros e terá capacidade para 115 lojas dividas por três pisos.

Mário Costa e Maria das Dores Meira lançam primeira pedra da Alegro

“Setúbal está sempre a trabalhar para atrair mais investimento. É fundamental e de extrema importância para a região, em particular nos tempos difíceis que atravessamos”, sublinhou a autarca na cerimónia que materializa o arranque formal das obras de construção do Alegro Setúbal.
O momento simbólico, que materializa “um ato de grande coragem e confiança no futuro”, realizado na área que acolherá o centro comercial, disse Maria das Dores Meira, marcou também “o ponto final no ceticismo com que foi encarada esta iniciativa”, um investimento que materializa uma série de benefícios para a população.
“Significa mais qualidade urbana para os setubalenses, mais e melhores condições de circulação para todos os que utilizam as vias renovadas que vão resultar desta obra, e mais espaços de lazer para a enorme população de toda a Península de Setúbal e boa parte do Litoral Alentejano”, frisou a chefe do executivo setubalense.
O Alegro Setúbal, equipamento com uma área bruta de construção de 137 mil metros quadrados promovido pela Immochan, empresa imobiliária do Grupo Auchan, representa um investimento global de 110 milhões de euros – 70 milhões canalizados diretamente para a construção do centro comercial – e contempla a criação de 115 lojas.
“Este é o centro comercial que os setubalenses há muito reclamavam. É o equipamento que evitará que milhares de munícipes e população de zonas limítrofes se desloquem para espaços comerciais em concelhos vizinhos para fazer compras ou para ir ao cinema. Significa, a partir de 2014, mais riqueza em Setúbal”, sublinhou a presidente da autarquia.

Protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional
“O Alegro Setúbal será um centro comercial de última geração com uma arquitetura marcante, dotado de soluções ambientalmente sustentáveis”, frisou o diretor-geral da Immochan, Mário Costa, reforçando que “Setúbal é das poucas capitais de distrito sem um equipamento com estas características”.
A criação de empregabilidade na região – mil postos de trabalho diretos, 500 indiretos e largas centenas durante o período de obras – foi também destacada por Mário Costa, que enalteceu o apoio prestado pela Autarquia setubalense para a concretização do projeto.
O responsável anunciou a celebração de um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional que “visa fomentar medidas de apoio à criação de emprego, com a promoção de estágios profissionais e a dinamização de formações numa série de áreas existentes no futuro Alegro Setúbal”.

Abertura em 2014 com três pisos de área comercial 
Nova infraestrutura comercial terá 115 lojas e abrirá em 2014
A importância deste projeto para o concelho foi também salientada pela representante da Aicep Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Madalena Oliveira e Silva, entidade que apoia, acolhe e acompanha projetos dinamizados em território nacional.
“Ficámos entusiasmados com este projeto sobretudo porque permite a requalificação de um equipamento antigo e promove a criação de uma série de novas valências para usufruto das populações”, referiu Madalena Oliveira e Silva.
O centro comercial, criado a partir da renovação do atual hipermercado Jumbo, que se mantém em atividade durante o período de obras, inclui duas dezenas de restaurantes, alguns temáticos, e dez salas de cinema totalmente digitais.
O equipamento, com abertura prevista para o último trimestre de 2014, terá três pisos de área comercial, dispondo ainda de 2600 lugares de estacionamento, todos em níveis subterrâneos.
No projeto Alegro Setúbal está programada a criação de pequenos logradouros interiores e exteriores para a dinamização de vários eventos culturais e desportivos, assim como a instalação de um campo de jogos, de uma parede de escalada e de vários parques infantis.
Na cerimónia foi ainda assinado um pergaminho, simbolicamente colocado num maciço de cimento que integrará o Alegro. “Lançada a primeira pedra, deixemos a certeza de nos encontrarmos de novo aqui, em 2014, para abrir o que será um dos mais extraordinários espaços comerciais do País”, concluiu Maria das Dores Meira.

Obra melhora acessos na cidade 
A criação do Alegro Setúbal inclui uma profunda transformação e melhoria urbana e viária da principal porta de entrada da cidade, nomeadamente com a construção de uma ampla rotunda no final da A12, uma das primeiras obras com materialização física no âmbito deste projeto.
A obra envolve, igualmente, o reperfilamento integral da Avenida Antero de Quental e da Rua Nova Sintra, dotando estas vias de características mais urbanas, com novos passeios, ciclovias, espaços verdes e locais para estacionamento
Para a Avenida Antero de Quental está ainda prevista a construção de um novo viaduto de acesso ao Alegro Setúbal, com quatro vias de circulação, assim como a criação de uma rotunda na interseção desta via com a Estrada dos Ciprestes, com um novo enquadramento paisagístico.
A operação urbanística a desenvolver na zona da Nova Azeda, com conclusão prevista para o verão deste ano e que abrange uma área total de 221 mil metros quadrados, inclui a renovação dos sistemas de saneamento da área.

Agência de Notícias 

Comentários