Pão e chocolate quente para todos

Cais vai distribuir 30 mil pães no Porto e Lisboa  

O projeto da Associação Cais "Pão de Todos Para Todos" espera este ano "ultrapassar os 30 mil pães e os 10 mil chocolates quentes distribuídos por 200 voluntários" disse hoje Cláudia Fernandes, Coordenadora do Centro Cais Porto. O projecto arrancou ontem no Porto. Quinta-feira chega ao Martim Moniz, em Lisboa.

Iniciativa arrancou ontem no Porto. Para a semana chega a Lisboa

Se, em dias de frio, as ruas são invadidas pelo cheiro a castanhas quentes, neste e no próximo fim-de-semana haverá um outro cheiro no ar nas duas principais cidades do país. Durante três dias, Lisboa e Porto vão distribuir pão quente, gratuitamente, em mais uma edição da iniciativa “Pão de todos para todos”, da Associação CAIS.
No Porto, a iniciativa começou nesta quinta-feira no Campo Mártires da Pátria e por ali permanecerá até domingo. Na próxima quinta-feira será a vez da capital, onde o local escolhido foi a Praça Martim Moniz.
Esta iniciativa existe há nove anos no Porto e recebe todo o tipo de público, onde a intenção é "sensibilizar as pessoas para o facto de que o pão é um bem essencial e deverá ser gratuito para todos", disse Cláudia Fernandes.
Rosa Silva, beneficiária da iniciativa, sublinhou à Lusa a sua importância, pois "a vida está muito difícil". "Tenho ido ao hospital buscar comida para os meus filhos para eles não roubarem", acrescentou.
A equipa de 200 pessoas que estará presentes durante os quatro dias do evento, de 6 a 9 de Dezembro das 14 às oito da noite, faz parte da Associação Cais, apoiada por uma instituição bancária e por várias empresas de panificação.
Para Élia Carvalho, que já participa nesta iniciativa há três anos consecutivos, "é pena que com uma crise tão grande como a que se está a atravessar só se possa realizar este evento uma vez por ano".
Além do pão e do chocolate quente, que são os produtos mais procurados pelas pessoas que frequentam o local de distribuição do pão, no Campo dos Mártires da Pátria, são oferecidos também sumos e águas, além de uma agenda cultural.
"Este é um evento bom nesta altura do ano para as pessoas que mais necessitam. É a primeira vez que venho cá, mas tenciono voltar não só nos outros dias, mas também sempre que o evento se concretizar", disse Francisco Rodrigues.
A iniciativa pretende ser um momento de partilha e de convívio, e não apenas ponto de passagem. Por essa razão, a organização apostou também em espectáculos de rua, dança, coros e tunas, que acompanharão a distribuição do pão durante toda a tarde, entre as 14 e as 20 horas. Quem aderir à iniciativa poderá experimentar vários tipos de pão e ainda acompanhar com cacau quente, que também será distribuído.

Programa no Porto 



 Agência de Notícias 

Comentários