Moita aprovou orçamento de 2013


Câmara aprova orçamento para 2013

A Câmara Municipal da Moita aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2013 que aposta no programa de requalificação e modernização do parque escolar.

Câmara da Moita aprovou orçamento municipal para o próximo ano 

As Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara da Moita têm em conta a “grave crise económica e social que se abate sobre o nosso país condiciona a autonomia financeira e a acção das autarquias locais” refere fonte do município ao ADN.
Apesar disso, o orçamento “assegura a prestação do serviço público e mantém os compromissos assumidos em áreas como a educação, a promoção da cultura, do livro, da leitura, o desporto para todos, o apoio à actividade autónoma juvenil e ao associativismo, o ambiente e desenvolvimento económico”.
Na área da educação, será dada continuidade ao programa de requalificação e modernização do parque escolar e à manutenção de programas de apoio aos alunos carenciados, através da comparticipação dos transportes, do apoio à aquisição de livros e material didáctico e do fornecimento de refeições.
Na cultura, prosseguem os projectos já existentes e iniciar-se-á o programa comemorativo dos 500 anos do Foral de Alhos Vedros. Nas áreas do desporto e movimento associativo, serão mantidas as actividades e programas municipais.
Na perspectiva de valorização territorial, a autarquia aprofundará estudos e projectos já iniciados como o Programa Municipal de Percursos Pedonais e Cicláveis e o Programa Municipal de Reabilitação Urbana.


Agricultura biológica continua como prioridade
No que diz respeito ao ambiente, será dada continuidade a iniciativas sobre agricultura biológica e compostagem, que abrangem cerca de 60 por cento da comunidade escolar do concelho, estando previsto o aumento da rede de oleões e a implementação das hortas urbanas.
A Câmara Municipal da Moita, em conjunto com uma plataforma de parceiros, pretende também continuar a definir e desenvolver intervenções de combate à pobreza e promoção do bem-estar das famílias no quadro das respostas sociais existentes ou criando novas que se ajustem às necessidades permanentes da população e que sejam encontradas através do desenvolvimento do trabalho comunitário e em parceria, nomeadamente através da Rede Social da Moita.
Num ano que se prevê, novamente, de forte quebra económica, a "autarquia continuará o seu papel de dinamização e promoção do tecido empresarial, através do lançamento de um directório empresarial a disponibilizar na página de internet", diz fonte da autarquia presidida por João Lobo. 
Ao nível dos mercados municipais, serão dinamizadas iniciativas como a Feira de Antiguidades e Velharias e a Feira de Artes e Talentos, estando igualmente previsto o lançamento da iniciativa “Sabores de Cá” com vista a promover a gastronomia tradicional e local, bem como as actividades económicas.

Agência de Notícias 

Comentários