Junta de Santo André ofereceu almoço de Natal


Mais de cem famílias do Barreiro receberam cabazes de Natal

A Junta de Freguesia de Santo André, no Barreiro, realizou no passado sábado, dia 15 de Dezembro, o seu Almoço de Natal Solidário, nas instalações da escola primária EB1 Telha1, em prol dos habitantes mais desprotegidos em termos económicos da freguesia. Em vez das habituais 30 pessoas, os números neste ano praticamente “quadruplicaram”, segundo António Marques, presidente da Junta. 


Muitas famílias carenciadas de Santo André receberam apoio da junta

As inscrições para o almoço ultrapassaram mesmo as 100 pessoas, algo que nunca se verificou em Santo André, garante o autarca. “A situação económico-financeira do país tem aqui um exemplo; nós não quisemos fazer um almoço qualquer e este ano quisemos apostar no apoio social e, sendo um almoço dos mais desprotegidos, também merece qualidade”, afirmou António Marques a um jornal do Barreiro.
Para além da refeição, foram distribuídos cerca de 100 cabazes de Natal pelas famílias da freguesia. “Num momento difícil como o presente, temos bastante gosto em apoiar a nossa comunidade”, apontou o autarca, garantindo que os custos financeiros foram totalmente financiados pela Junta de Santo André, com o voluntariado dos funcionários e executivo, as instalações cedidas pela escola e o apoio da paróquia da freguesia. “Estamos convencidos de que a nossa Junta é um exemplo e que a freguesia se deve manter; é uma vila que tem tudo, parque industrial, escolas, polícia, farmácias, correios, e deve continuar a existir, tal como as restantes sete freguesias do concelho”, acrescentou o presidente.

Colaboração entre Junta e Paróquia essencial
Durante o mês de Dezembro, a Junta de Freguesia apoiou, aliás, diversas instituições para as Festas de Natal, sendo de destacar a oferta de várias prendas para as crianças da Casa dos Rapazes. “A igreja também tem uma postura muito importante no apoio às dificuldades”, diz António Marques.
A mesma posição de colaboração foi frisada pelo Padre Armando Azevedo, responsável por esta paróquia. “Temos tido uma boa colaboração [Paróquia/Junta] neste aspeto social e queremos continuar assim”, revelou o pároco no almoço.
Naquela que se pode considerar ter sido uma Festa de Natal para fregueses dos 8 aos 80 anos, a paróquia admitiu quer estar “presente e solidária para com todos os que necessitem deste espírito solidário e cristão”.
“Ser uma vez por ano é melhor do que nada e serve para manter vivo o espírito de Natal, de confraternização e de que nós homens devemos unir os nossos esforços como irmãos”, refletiu o Padre Azevedo, congratulando a Junta de Santo André por um almoço “tão bem preparado”.
O mesmo teve, diga-se, especial atenção por parte de António Belchior, secretário da Junta e responsável pelo pelouro da Ação Social na freguesia. “As funcionárias da Junta são conhecedoras da realidade e das dificuldades das pessoas e sabem quais são as famílias mais carenciadas da freguesia”, revelou o membro do executivo, que, no seu conjunto, se empenhou em que todas as iguarias – desde os croquetes, à massada de peixe e à grelhada mista – estivessem “no ponto” para aquela que quiseram que fosse “uma festa em grande”. E foi para aqueles que mais precisam.

Agência de Notícias 

Comentários