Barreiro ofereceu formação a Movimento Associativo

 Ações de Formação com o Movimento Associativo chega ao fim 
Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal do Barreiro voltou a dinamizar as “Tardes de Quarta com o Movimento Associativo. Nesta segunda edição, os dirigentes associativos receberam formação, por parte dos técnicos da Autarquia, de forma a potenciarem as suas atividades e melhorarem a oferta à população.



Barreiro apostou na formação dos dirigentes do Movimento Associativo
A 29 de Novembro  a temática “Informação e Divulgação de eventos” encerrou este ciclo de sessões.
O Futebol Clube da Quinta da Lomba serviu, ontem, de palco à realização da última ‘Tarde de Quarta’ de 2012. Rogélia Costa, diretora do Departamento de Inovação e Comunicação (DIC) da Câmara do Barreiro apresentou, sumariamente, algumas ideias-chave em torno dos conceitos “Informação” e “Divulgação de Eventos” e foi interagindo com os presentes de forma a aferir o seu grau de conhecimento sobre a matéria.
Ao longo de uma sessão bastante participada, elementos da coletividade anfitriã, o Futebol Clube da Quinta da Lomba, a par dos representantes da ACCB - Associação de Coletividades do Concelho do Barreiro, do Núcleo Cultural Espírita Luz e Caridade do Barreiro e do Grupo de Chinquilho Moderno - Primeiro de Janeiro Barreirense, foram contribuindo com os seus saberes e com as suas dúvidas, numa partilha de reflexão conjunta, para que daqui resultasse, como disse Rogélia Costa “uma melhoria no vosso trabalho, nesta área da Comunicação”.
Aulas práticas de jornalismo
Ideias como “comunicar assertivamente, tendo em conta a iniciativa e a quem ela se destina” foram lançadas para cima da mesa e apreendidas pelos dirigentes associativos que não hesitaram em concordar que, para uma melhor divulgação de um evento, torna-se especialmente importante “conhecer o nosso público-alvo” para, em seguida, definirmos uma “estratégia de comunicação”.
Os meios de divulgação existentes no seio de uma coletividade ou associação e o incentivo a novos e eficazes recursos online foram assuntos, igualmente, abordados pela Diretora do DIC.

Rogélia Costa referiu, ainda, a título de exemplo, a antecedência necessária para uma eficiente divulgação de iniciativas que necessitem de inscrições e outras que não necessitem e, deu vários exemplos de casos em que, o recurso a Conferências de Imprensa são aconselhados.
Esta ação culminou com a proposta de um exercício prático, onde os dirigentes associativos revelaram ter apreendido corretamente os elementos que são fundamentais/essenciais na construção de qualquer texto jornalístico.

Agência de Notícias 

Comentários