Acção de formação sobre VIH/Sida em Setúbal

Voluntários promovem comportamentos responsáveis junto dos jovens

O projecto de prevenção contra a Sida vai arrancar já em Janeiro e será desenvolvido por cinquenta voluntários que receberam formação, em escolas da cidade de Setúbal.


Voluntários vão falar dos perigos da Sida nas escolas de Setúbal 

A Fundação “A Comunidade Contra a Sida” realizou este mês duas acções de formação para estudantes da Escola Superior de Educação de Setúbal que, voluntariamente, aderiram ao “Projecto Nacional de Educação pelos Pares” a desenvolver junto dos alunos do 3º ciclo das escolas do concelho de Setúbal.
Estas formações decorreram na Escola Secundária Sebastião da Gama e na Casa da Baía em Setúbal, contando com a adesão de cerca de cinquenta jovens voluntários, que irão iniciar os trabalhos junto das turmas já a partir de Janeiro.
Através deste projecto, pretende-se intervir no âmbito da Educação para a Saúde em áreas fundamentais, como a sexualidade, a prevenção da infecção VIH/Sida e o consumo de substâncias psicoactivas, tendo como denominador comum, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
O objectivo da educação no que se relaciona com a Sida é promover comportamentos que previnam a transmissão de VIH e DST (doenças sexualmente transmissíveis). O conteúdo principal deste programa consiste, no desenvolvimento das competências comportamentais necessárias para a prevenção. Mais do que conhecimentos sobre a Sida, o programa incide na promoção de um comportamento responsável para prevenir a doença.
Segundo a Fundação “A Comunidade Contra a Sida” é “um facto constatado que não basta a informação sobre a doença para convencer os jovens a adoptarem comportamentos responsáveis que a previna”. “O que é necessário é ter conhecimentos, e as competências para reagir adequadamente perante situações de risco” acrescenta.
De salientar que no ano lectivo 2011/2012, num total de oitenta turmas, foram abrangidos pelo projecto cerca de dois mil alunos com idades compreendidas entre os doze e os dezoito anos.

Agência de Notícias 

Comentários