Governo reavalia regime fiscal da restauração


Proposta saiu do PSD e CDS-PP e pode baixar IVA

O Governo vai criar um grupo de trabalho interministerial para reavaliar o regime fiscal dos restaurantes, segundo uma proposta apresentada sexta-feira pelo PSD e o CDS/PP no âmbito das alterações ao Orçamento do Estado para 2013.

Governo pondera mexer no IVA na restauração 

A proposta é assinada pelos líderes parlamentares dos partidos da maioria e nunca é feita qualquer referência ao fato de ter sido o atual Governo a ter subido o IVA na restauração de 13 por cento para 23 por cento em 2012.
Esta subida do IVA, em vigor desde 1 de Janeiro, tem motivado fortes protestos dos representantes do setor, designadamente da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Ainda em Outubro, o secretário-geral da AHRESP dizia à Lusa ter esperança de que o Governo voltasse a colocar o IVA da restauração nos 13 por cento.
"Acreditamos que com a demonstração do estudo", que aponta para 100 mil desempregados e 40 mil empresas encerradas em 2013 se o IVA se mantiver nos 23 por cento", os deputados estarão sensíveis ao tema.
O Movimento Nacional de Empresas de Restauração (MNER) tem, por sua vez, marcado para segunda-feira um 'Dia Nacional Sem Restaurantes' como forma de protesto com a manutenção do IVA a 23 por cento.

Proposta limita-se a estudar a situação
A proposta do PSD e do CDS/PP para estudar a situação fiscal deste setor, para além de envolver vários ministérios, prevê também a colaboração dos representantes do setor nesse estudo.
Para justificar a criação deste grupo de estudo, os signatários da proposta lembram "a importância que o setor da Hotelaria, Restauração e Similares tem para a economia nacional, nomeadamente no seio das micro, pequenas e médias empresas, tanto pelo importante contributo na geração de emprego, como pela significativa contribuição para o bom desempenho do setor turístico nacional".
As propostas conjuntas do PSD e do CDS/PP de alteração ao Orçamento para 2013 foram entregues ao fim da noite de sexta-feira no Parlamento depois de negociadas com o ministro das Finanças.
A proposta de Orçamento do Estado para 2013 é votada no dia 27.

Agência de Notícias 

Comentários