Moda Lisboa mostra tendências de Verão


O melhor da moda portuguesa está em exibição na capital

O próximo Verão vai ser clean. Os tecidos são lisos, na maioria das vezes de algodão, as cores sóbrias - branco, pérola ou preto - e a estrutura e corte, simples: linhas direitas, corte masculino, cinturas pouco marcadas. E, claro, pelo meio há um pouco de loucura, luxuria, toques históricos, vanguardistas e muita cor. São as tendências das colecções que já foram apresentadas na Moda Lisboa, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, até domingo. Até agora, Flor foi a modelo que mais se destacou ao desfilar semi nua numa criação de Filipe Faísca.

Flor surpreendeu no desfile de Filipe Faísca 
Reflexo da crise? Pode ser ou talvez seja pura arte. Mas Ricardo Preto, o primeiro a subir na passerelle, diz que a inspiração “continua a ser o público”. O designer de moda abriu a 39ª edição da ModaLisboa com um desfile com peças usáveis. Uma paleta de cores que variou entre branco, pérola/marfim, azul, laranja e vermelho, os saias-casaco em tecidos lisos, blazers com corte masculino, pouco cintados, e conjugados com riscas - um dos dois padrões usados por Ricardo Preto no desfile.
Nos pés, muitos saltos de cunha - os saltos adequados para a calçada portuguesa - que se pintaram de tons claros e metálicos. Nos acessórios, nota para a parceria com a marca portuguesa Baguera, de Branca Cuvier.

White Tent nos Jogos Olímpicos
Espírito Olímpico da White Tent 
Inspirado nos Jogos Olímpicos de Londres, a dupla de criadores White Tent jutificou a escolha com a localização do pequeno ateliê que tem em Londres, em plena aldeia olímpica. À tradicional paleta de cores frias, os White Tent arriscaram com o azul e o vermelho britânicos em vestidos, bodies e até apontamentos como cintos e fitas de cabelo. O algodão e a malha de algodão ocuparam, como já é costume, o lugar de destaque. Uma colecção que promete marcar os dias quentes de 2013.

Uma Flor semi nua… no desfile de Filipe Faísca
A fechar o primeiro dia de Pulse, Filipe Faísca apresentou uma colecção inspirada no "limite". "A linha do decote, o limite entre o azul e o preto" inspiraram o designer de moda que justificou a escolha do tema "com o momento que vivemos atualmente." Plissados, alguns folhos e estampado "cobra" conviveram na perfeição com a banda sonora escolhida por Filipe Faísca, que arrancou com barulho de rua: pássaros, uma mota barulhenta e barulho de rua, conjugados depois com o saxofone ao melhor estilo 007.
Flor, a modelo natural de Pinhal Novo, fechou o desfile de Faísca com o peito pintado de cor beringela e uma saia plissada preta. A manequim fez o público pulsar de entusiasmado, e desfilou sensual pelo Páteo da Galé, ao som de The Man With the Golden Arm, com o peito pintado de roxo.
Flor mostrou que se sente completamente à vontade com o seu corpo depois de ter sido mãe de Noémie e de ter aumentado o peito num tamanho discreto e nada exagerado. Digna de uma grande manequim. Depois, como uma catarse, manequins e criador dançaram ao som de hip hop.

A arquitetura de Buchinho
O segundo dia da 39ª edição da ModaLisboa terminou, no Pátio da Galé, com a coleção "gráfica, elegante e intemporal" do designer de moda Luís Buchinho para a primavera do próximo ano. Para criar as peças para a estação quente do próximo ano, Luís Buchinho inspirou-se, de acordo com o próprio, "nos elementos da linguagem moderna da arquitetura".
Nesta coleção "forte, cosmopolita, gráfica, elegante, feminina e intemporal", que já tinha sido apresentada na semana da moda, em Paris, destacaram-se os plissados e as linhas retas. Luís Buchinho optou por materiais como a viscose, o 'chiffon' e o cetim de seda, em cores como o coral, o rosa e o preto, com detalhes de brilho como o cobre e o aço e tons terra. “Buchinho joga com as formas, as sobreposições, a mistura de cores em pecas sensuais para serem vestidas por mulheres que usam saltos muito altos a qualquer hora do dia”, comenta a produtora Cláudia Vieira.

Janis Dellarte abre segundo dia 
Publico não tem faltado aos desfiles do Pátio da Galé
O dia começou no Mude - Museu do Design e da Moda -, com a apresentação de Janis Dellarte, pseudónimo de Maria Ana Duarte Silva, uma estreante na ModaLisboa.
Esta estudante de mestrado em 'Knitwear' ('Malhas') do Royal College of Art, em Londres, trabalha sobre conceitos como a deformação e mutabilidade, procurando materializar, em peças de vestuário, as ideias de degeneração e deformabilidade, que se manifestam na fusão entre acessório e roupa. "Não esperem nada de convencional. Iris Apfel é a minha musa, 'freak shows' victorianos, a minha inspiração e a Chavela Vargas a minha banda sonora para a coleção", referiu a artista.

O lado teatral de Alexandra Moura Pelas 19:30, a passerelle do Pátio da Galé era estreada por Alexandra Moura. Na coleção desta designer de moda para a Primavera do próximo ano, para mulher e para homem, destacou-se a ganga, as transparências brancas e os folhos.
As silhuetas são desenhadas com linhas rectas e simples e adornadas com detalhes mais volumosos e românticos. A jovem estilista desfilou uma coleção onde o lado artístico foi interpretado de forma mais irreverente sem sair do comercial. Um toque teatral, muita cor e um jogo de estilos para quem gosta de se demarcar do comum dos mortais sem se transformar num outsider.


Ganga de algodão por Pedro Pedro
Também na coleção de Pedro Pedro, que mistura modernidade e romantismo, a ganga esteve em destaque.
De acordo com o designer de moda, "as linhas inspiradoras [desta coleção] recuam aos anos 1970 e 80". Além de peças com cores lisas, Pedro Pedro recorreu também a estampagens "gráficas e geometrizantes". Nesta coleção é preciso destacar a importância dos colchetes, usados como botões, mas também para adornar os tecidos. Por outras palavras, “Pedro Pedro apresentou uma coleção com padrões florais discretos, ombros trabalhados inspirados nos anos 80. A ganga esteve presente ora em modelos integrais ora associado ao algodão branco dando um toque descomprometido mas elegante”, disse ao ADN, Cláudia Vieira, presente na apresentação do criador de moda.

O verão tecnológico dos Burgueses
Mia e Pedro Eleutério são os Burgueses 
A dupla 'Os Burgueses', composta por Mia e Pedro Eleutério, inspirou-se no rei Dom Sebastião I, visível em camisolas que remetem para armaduras. As silhuetas, tanto para ele como para ela, são justas, e os tecidos, como o algodão, a sarja e as malhas, surgem em cores fluorescentes (verde e laranja), preto e branco sujo. “Uma coleção pautada por tons claros e fortes dando uma imagem vanguarda ligeira e vestível. Um verão de 2013 recheado de momentos fortes” para quem veste Burgueses, diz Cláudia Vieira.
Pulse? Continua hoje e amanhã, no Pátio da Galé.


Câmara de Lisboa vai continuar a apoiar
António Costa garantiu que a parceria entre a Câmara de Lisboa e a Associação ModaLisboa é "duradoura e para manter". Em declarações aos jornalistas depois do desfile de abertura da semana de moda de Lisboa, o presidente da câmara lisboeta diz que o apoio à organização do evento - que sofreu um corte no ano passado - vai manter os valores que, para as duas edições deste ano, totalizam os 705 mil euros.
"Vamos manter. No ano passado tivemos que fazer uma redução no valor do apoio que mantivemos este ano, mas claro que é para continuar. É uma parceria que não é por um ano, é uma parceria boa, importante", disse António Costa.
O contrato que termina este ano, vai ser renovado por mais três anos, como é habitual.

Programa:
SÁBADO, 13 de Outubro
15:00 - Valentim Quaresma - Paços do Concelho
16:00 - Ricardo Andrez (LAB) - Paços do Concelho
17:00 - MMC DESIGN STUDIO (GUEST DESIGNER) - Pátio da Galé 
18:00 - Ricardo Dourado - Pátio da Galé 
19:00 - CIA Marítima - Pátio da Galé 
20:00 - Lidija Kolovrat - Pátio da Galé 
21:00 - Nuno Baltazar - Pátio da Galé 
22:30 - adidas - Pátio da Galé

DOMINGO, 14 de Outubro 
15:00 - Saymyname (LAB) - Paços do Concelho
16:00 - Vítor (LAB) - Paços do Concelho
17:00 - Aleksandar Protic - Pátio da Galé 
18:00 - Nuno Gama - Pátio da Galé 
19:00 - Marques'Almeida (LAB) - Pátio da Galé 
20:00 - Dino Alves - Pátio da Galé 
21:00 - Miguel Vieira - Pátio da Galé 

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários