Setfesta já começou em Setúbal


A festa das artes e da gastronomia no centro da cidade  

Gastronomia, animação musical e teatro marcam presença no programa da “SetFesta 2012”, certame do movimento associativo das freguesias da Anunciada e de Santa Maria da Graça, a decorrer até 8 de julho, no Largo José Afonso, em Setúbal.

Certame começou ontem em Setúbal 
“Este é um certame que já faz parte das festividades de verão na cidade”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, dia 25, na apresentação da iniciativa, realizada na Casa da Baía.
A “SetFesta 2012”, com “gastronomia, música e o envolvimento de coletividades e associações, é um espaço de convívio para setubalenses e visitantes, uma festa que queremos que se mantenha e que continue a crescer”, sublinhou a autarca.
A sétima edição do certame, organizada pelas juntas de freguesia da Anunciada e de Santa Maria da Graça e por dez coletividades e associações, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e o patrocínio de empresas do Concelho, é oficialmente inaugurada no dia 29, às 20h00.
“O orçamento é de 21 mil euros. Apesar das dificuldades, todos os anos se faz esta festa”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia da Anunciada, José Manuel Silva, acrescentando que a “SetFesta” tem também o objetivo de angariar fundos para o movimento associativo local.
“Nesta iniciativa popular, o movimento associativo tem oportunidade de garantir uma maior autonomização financeira, verbas que canaliza para o desenvolvimento das próprias atividades ao longo do ano”, vincou José Manuel Silva.
Participam este ano no certame o Scalipus Clube de Setúbal, o Agrupamento de Escuteiros “484”, o Grupo Desportivo e Recreativo “O Sindicato”, o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo “Os Ídolos do Chinquilho da Anunciada” e o Grupo Desportivo da Fonte Nova.
A ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, o Clube Desportivo “Os Pelezinhos”, o Grupo Nacional de Escutas “415”, o Clube Desportivo e Recreativo “Águias de São Gabriel” e o Vitória Futebol Clube também integram a organização e dinamização do evento.


Muita animação no Largo José Afonso
O certame, instalado no Largo José Afonso, de entrada gratuita, funciona de domingo a quinta-feira das 18h00 às 24h00. Às sextas-feiras e aos sábados o horário é alargado até à 01h00.
Dez pavilhões com petiscos e bebidas, dinamizados pelo movimento associativo, estão garantidos no certame, assim como espaços com artesanato e produtos regionais e stands institucionais.
Uma mostra fotográfica relacionada com a atividade piscatória da freguesia da Anunciada, organizada pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, está também patente num espaço instalado no recinto, no qual se desenvolvem, pontualmente, atividades desportivas para miúdos e graúdos.
O programa da “SetFesta 2012” conta, logo no dia 29, com um concerto com Toy, às 21h30, seguido de um baile dinamizado pelo grupo Juke Boxers. No dia seguinte, a 30, igualmente às 21h30, há animação teatral pelo Teatro do Elefante e rábulas pela Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal.
Já em julho, os espetáculos, sempre às 21h00, incluem um concerto pela Orquestra Ligeira da Quinta do Anjo, no dia 1, e animação musical com Jorge Nice, a 2, Irmãos Cabanas, a 3, e Os Alcorrazes, a 4.
Ana Rita sobe ao palco no dia 5, uma animação musical seguida de rábulas, enquanto a banda Banza atua a 6, numa noite animada também por um baile por André Patrão. Um espetáculo de fado, com Georgette de Jesus, Carlos Monte Negro, Álvaro Santos e César Augusto, um concerto pelo grupo Cantares do Sado e um baile com a Actual Band fazem parte do programa de dia 7. 
Para o último dia do certame está reservado um concerto a cargo dos Dialecto, a que se seguem rábulas.

Agência de Notícias 

Comentários