Setúbal vai investir meio milhão de euros na recuperação de bairros

Melhorar as condições dos bairros sociais

Os bairros sociais das Manteigadas, Quinta de Santo António e da Bela Vista vão receber obras de requalificação. O investimento global será superior a meio milhão de euros. Mas é prioritário para a autarquia local que já arrancou com as obras na Bela Vista.

Bairro da Bela Vista está a melhorar, diz quem lá vive 


A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira anunciou o investimento de mais 500 mil euros em operações de reabilitação de habitações nos bairros sociais das Manteigadas, Quinta de Santo António e da Bela Vista a realizar ainda este ano. A informação foi dada no passado fim-de-semana durante a inauguração de um conjunto de obras de requalificação do bloco E1A do Bairro da Bela Vista.
“Esperamos ainda este mês lançar concursos para a realização de sete empreitadas [orçadas em 304 mil e 300 euros] para trabalhos de construção civil em habitações e reparação de coberturas nos edifícios”, disse Maria das Dores Meira.
As novas empreitadas incluem a rectificação das caixas de recolha dos esgotos das prumadas e a instalação de novas ligações de esgotos domésticos. Operações relacionadas com electricidade, trabalhos de pintura e reparação de fachadas dos prédios estão também contempladas nos futuros investimentos.
A decorrer estão duas empreitadas para colocação de coberturas no bairro da Bela Vista e a de pintura de fachadas de edifícios na rua do Monte. Em consulta estão mais três empreitadas para repinturas no E2B, para reparação de galerias do bloco 8 do Forte da Bela Vista e para reabilitação de vários fogos na Alameda das Palmeiras, bairro para o qual vão ver comprados intercomunicadores e campainhas.
Além destas obras, a presidente reforçou que a autarquia vai “instalar novas janelas em algumas fracções habitacionais” e facultar “tintas a grupos de moradores” que se ofereceram para participar na pintura dos seus edifícios, acção que envolve as pessoas na manutenção e conservação das suas habitações e espaços comuns dos prédios.
“Tudo isto em paralelo com profundas intervenções sociais, quer no acompanhamento das pessoas, quer na realização de várias acções que contribuem decisivamente para a gradual melhoria desta zona habitacional”, salientou Dores Meira.

As obras da Bela Vista já arrancaram

Obras prometem continuar em todos os bairros sociais da cidade 
No bloco E1A da Bela Vista (“Bairro Amarelo”), confinado entre as avenidas da Bela Vista e Francisco Fernandes e a Rua do Moinho, a autarquia executou obras de reabilitação e de consolidação estrutural em edifícios de habitação.
“As obras de recuperação do bloco E1A que hoje inauguramos mostram que estamos no caminho certo” e constituem “mais um passo nesta caminhada comum para dar melhores condições de vida aos habitantes deste bairro e para acabar com o estigma, por vezes maldoso, que sobre estas pessoas é lançado”, frisou Maria das Dores Meira.
As intervenções, realizadas em pouco mais de seis meses, incluíram a reposição da integridade física de elementos da construção dos edifícios sujeitos a uso indevido, desgaste pela utilização, obsolescência e degradação patológica, a impermeabilização dos telhados e a colocação de novas coberturas, que permitiram melhorar as condições acústicas e térmicas das habitações.
Os trabalhos contemplaram ainda a requalificação das áreas comuns do bloco E1A, como escadas de acesso aos pisos e galerias de distribuição e de acesso aos fogos, e a instalação de novos gradeamentos e portões, a colocação de novos estendais, a reparação das caixas de correio e a eliminação do sistema de condução e recolha de resíduos sólidos.

Agência de Notícias 

Comentários