Primeiro-ministro "corta" Carnaval aos funcionários do Estado

Carnaval sem tolerância de ponto

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou nesta sexta-feira que o Governo não dará tolerância de ponto aos funcionários públicos no Carnaval. A notícia foi avançada esta noite no Jornal da Noite, da SIC. 

Funcionários do Estado terão "zero" de tolerância de ponto


Para o primeiro-ministro, “ninguém perceberia” que houvesse tolerância de ponto no Carnaval numa altura em que o Executivo se propõe acabar com feriados.
“Julgo que ninguém perceberia em Portugal, numa altura em que nos estamos a propor acabar com feriados como o 5 de outubro ou o 1.º de dezembro ou até feriados religiosos, que o Governo pensasse sequer em dar tolerância de ponto, institucionalizando a partir de agora o Carnaval como um feriado em Portugal”, anunciou o primeiro-ministro.
Sublinhando que a terça-feira de Carnaval “não é um feriado”, embora tenha sido habitual dar tolerância de ponto aos funcionários públicos nesse dia, esta é “uma matéria que está mais do que decidida” para o Governo.

Municípios com tradição carnavalesca podem dar tolerância 

Pedro Passos Coelho salvaguardou, contudo, que “o facto de poder haver municípios que têm especiais tradições na comemoração do Carnaval quererem fazer eles próprios a tolerância de ponto a nível local é uma matéria que será decidida por cada município”.
“Mas, evidentemente, que os municípios não são competentes para darem tolerância de ponto aos funcionários públicos, isso é o Estado”, acrescentou.
O primeiro-ministro falava à saída da cerimónia de aniversário da Associação Industrial Portuguesa, em Lisboa. 
A terça-feira de Carnaval comemora-se este ano a 21 de fevereiro.
O Governo anunciou nesta semana o corte dos feriados do Corpo de Deus (7 de junho), da Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto), Implementação da República (5 de outubro) e Restauração da Independência (1 de dezembro
).

Paulo Jorge Oliveira

Comentários