Educação: Escolas de Alcochete vivem momentos difíceis

Agrupamento de escolas de Alcochete sem dinheiro

O Agrupamento de Escolas El Rei D. Manuel I, em Alcochete, não tem dinheiro para material escolar, de limpeza e higiene, nem para as faturas do telefone e manutenção das fotocopiadoras devido à falta de pagamento das verbas até agora suportadas pela autarquia. "Não tem havido transferência de verbas referentes a 2011", disse Augusta Alves, directora do agrupamento.

Escolas sem dinheiro para necessidades básicas 


Paulo Machado, vereador da Educação da Câmara de Alcochete, explica que a situação "é dramática e transversal a todo o País". "Até agora a câmara suportava os encargos que as juntas de freguesia deviam ter. Hoje, já não é possível fazê-lo. Vamos pagar os cerca de 75 mil euros em falta relativos a 2011, de forma faseada, mas não posso avançar com uma data", disse, acrescentando que a autarquia está disponível para encontrar soluções.
Até se achar uma solução, as escolas, os alunos e os professores passam “momentos difíceis”.
O Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete, constituído em 2007, engloba todas as instituições do ensino pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Alcochete, nomeadamente, E. B. 1/J. I. da Restauração, E. B. 1/J. I.  de Passil, J. I. de Samouco, J. I. de S. Francisco, E. B. 1 n.º 1 de Alcochete, E. B. 1 n.º 2 de Alcochete, E. B. 1 de Samouco, E. B. 1 de S. Francisco e E. B. 2,3 El-Rei D. Manuel I.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários