EDP dá "luz nova" ao Bairro da Conceição

EDP melhora serviço em bairro histórico de Setúbal

A EDP Distribuição deu por terminada a remodelação completa das redes de Baixa Tensão e de Iluminação Pública que alimentam o Bairro da Conceição, em Setúbal. Esta obra implicou a reforma integral da cabine e equipamento elétrico do Posto de Transformação que serve o Bairro.

EDP trocou velhos postes por ligações subterrâneas 

O Bairro da Conceição - uma das áreas urbanas mais antigas da cidade de Setúbal - vai, agora, ficar servido por uma rede nova, exemplarmente estruturada e com elevados níveis de segurança, qualidade e fiabilidade. O redesenho do traçado da rede – e o facto de a grande maioria passar a ser constituída por cabos subterrâneos – vai também facilitar a intervenção em caso de avarias e ações de manutenção programada. 
Esta renovação foi realizada em diálogo constante com as populações, o que facilitou a retirada da parte da antiga rede que se encontrava em as áreas privadas e as apertadas manobras a que obrigou a exiguidade do espaço disponível em alguns arruamentos. 
A obra, que se desenvolvia desde 2009, “representou um investimento, a custos totais, de cerca de 120 mil euros e – para além do aumento sensível na qualidade de serviço – acrescentou ao Bairro uma nítida melhoria no impacto visual. E contribuiu também para que seja muito mais positiva a imagem da EDP junto da população local”, disse um comunicado da EDP.

A história de um bairro  

O “Bairro da Conceição”, assim denominado na versão curta e mais popularizada do nome - mas incorreta, já que a placa que assinala a sua inauguração testemunha “Bairro Nossa Senhora da Conceição” - é um bairro construído numa zona que em 1942 era o limite urbano da cidade de Setúbal. 
Com vivendas unifamiliares geminadas, construídas na versão estandardizada pelo Estado Novo, o núcleo mais característico do Bairro Nossa Senhora da Conceição tem a vantagem de ter nascido com um espaço acrescido nas traseiras dos edifícios: os quintais. “Para cultivar batatas”, dizem os mais lembrados dos primeiros tempos.
Mas os quintais não serviram só de “habitat” para as batatas: o urbanizador escolheu esses espaços para plantar neles os postes para o fornecimento de energia. E a alimentação elétrica do bairro foi, então, feita por via aérea e de acordo com a tecnologia usada na época: a rede nua. Mais tarde, em finais dos anos 70, chegou o cabo torçado, a proporcionar menos avarias, certamente; mas também a ser suportado pelos mesmos postes plantados nos quintais. 
Nesta intervenção, de que resultou ainda a colocação de mais algumas colunas de Iluminação Pública e a passagem a subterrâneo de alguns troços, a EDP satisfez uma velha reivindicação dos moradores e melhorou as condições de intervenção na rede de Baixa Tensão do Bairro, retirando quase todos os postes das propriedades particulares.
Agora já não se plantam postes nos quintais de Nossa Senhora da Conceição e os cabos já não passam pelo ar. E a “luz parece brilhar com mais força”, diz quem lá vive.

Agência de Notícias  

Comentários