Cultura - Realizadora Teresa Villaverde no Fórum Cultural da Baixa da Banheira

Ciclo de Cinema traz Teresa Villaverde à Moita

A realizadora Teresa Villaverde vai estar esta noite no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, onde será apresentado o seu mais recente filme “Cisne”. As escolhas da realizadora irão preencher o Ciclo de Cinema “Os Cineastas e o Cinema II” durante o mês de fevereiro.


Teresa Villaverde está esta noite na Baixa da Banheira


“Peixe-Lua”, “Rocco e os seus irmãos” e “Europa 51” são as películas que selecionou para serem exibidas no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo a 15, 22 e 29 de fevereiro, sempre às 21:30h. O Ciclo de Cinema “Os Cineastas e o Cinema II” é uma iniciativa da Câmara da Moita, em parceria com a Associação Portuguesa de Realizadores e a Associação Cultural “Os Filhos de Lumière”, trazendo todos os meses um realizador convidado ao Fórum Cultural.
Em 2011, passaram pelo Município da Moita os realizadores Teresa Garcia, José Nascimento, Nuno Amorim, Catarina Mourão, Alberto Seixas Santos, Pedro Serrazina, Jorge António, Margarida Gil e Pedro Caldas, numa iniciativa que tem contado ainda com a presença de alguns professores e alunos, estimulando o sentido crítico e a relação com a sétima arte.
O preço dos bilhetes é de 2,98 euros. 

A realizadora Teresa Villaverde é autora de seis longas-metragens, Teresa Villaverde pertence à geração de cineastas portugueses surgidos nos anos 90. O seu primeiro filme, “A Idade Maior”, de 1989, teve estreia mundial no Fórum do Jovem Cinema do Festival de Berlim e foi premiado em Dunquerque, França (Prémio Melhor Atriz e Prémio CICAE), e Valência, Espanha (Prémio Especial do Júri). Foi estreado nos cinemas em Portugal, na Holanda, Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos.
Três anos mais tarde, “Três Irmãos” obteve o Prémio para a Melhor Atriz no Festival de Veneza (para Maria de Medeiros), prémio que se repetiria nos festivais de Cancun (México) e Valência (Espanha), onde o filme seria distinguido também com os prémios para a melhor realização e melhor fotografia. “Os Mutantes”, apresentado na Seleção Oficial - Un Certain Regard do Festival de Cannes em 1998, foi a obra mais decisiva na projeção internacional da realizadora que, no Festival de Roma, recebe o Prémio ONU e que vale à sua atriz principal, Ana Moreira, o prémio de Melhor Atriz nos festivais de Taormina e Buenos Aires, tornando-se ainda um grande sucesso de crítica e de público em Portugal. Depois de “Transe” (2006), apresentado em Cannes e Toronto, “Cisne” que estreou em Veneza em Setembro passado, é o seu filme mais recente.

As Escolhas de Teresa Villaverde

Hoje às 21h30 – “Cisnes”


"Cisne", o novo filme de Teresa Villaverde, chegou às salas de cinema nacionais em  setembro, dois dias depois de ser exibido no Festival de Veneza.
“Cisne”, com interpretações de Beatriz Batarda, Miguel Nunes e Isabel Pimenta, é a sexta longa-metragem da realizadora.
A personagem central do filme é Vera, uma cantora com trinta e alguns anos que volta a Lisboa para encerrar uma série de concertos. É uma estória que fala de amor e de uma criança que comete um ato irreversível matando um homem.

15 de fevereiro, às 21:30h - “Peixe-Lua”


 “Peixe-Lua” é um dos mais belos filmes portugueses, também sobre a família, a dificuldade de viver em família e sobre o amor, sobre a vontade de viver em pleno, de arriscar. Sobre o que trazemos da infância até à idade adulta. É um filme em cores fortes, o Ribatejo, o Sul de Espanha, os Touros. Interpretações fantásticas de Beatriz Batarda, Isabel Ruth, Marcello Urgeghe e uma das últimas vezes que pudemos ver no cinema o grande ator espanhol Paco Rabal.
“Peixe-Lua” é um dos últimos filmes de José Álvaro Morais, um cineasta que nos deixou cedo e que compreendeu Portugal muito melhor do que Portugal o compreendeu a ele, como tantas vezes sucede. Este filme vê-se com um enorme prazer e sai-se da sala com vontade de paixão na nossa vida.

22 de fevereiro, às 21:30h - “Rocco e os Seus Irmãos”


“Rocco e os Seus Irmãos” é um filme brutal e maravilhoso, a grande interpretação da vida de Alain Delon, de Annie Girardot, e de todos os outros atores e atrizes intervenientes. Luchino Visconti foi talvez o maior diretor de atores em cinema de todos os tempos, um argumento escrito por uma equipe de grandes escritores e argumentistas. É a viagem de uma família que foge do desemprego do sul de Itália para o norte rico à procura de emprego nas fábricas, passando também pelo mundo do boxe – uma mãe com cinco filhos, quatro já adultos. É um filme sobretudo sobre o amor e sobre a tragédia do acreditar nos outros e no futuro, sobre o trabalho e a esperança cega e sobre os laços de sangue. Quem vê este filme, nunca mais se esquece de nenhum destes personagens.

29 de fevereiro, às 21:30h – “Europa 51”

“Europa 51” é um enorme filme que não se passa em enormes espaços, passa-se em casa de uma família da alta burguesia italiana, uma família ocupada com negócios e festas que não repara na angústia do filho único adolescente ainda. Perdem o filho da forma mais trágica, o suicídio, e a mãe, uma das maiores atrizes de todos os tempos, Ingrid Bergman, descobre-se perdida e é atraída pelo que para ela é absolutamente desconhecido, o outro lado da cidade. O lado onde vivem as famílias numerosas com filhos que morrem com doenças e com fome. Por querer largar a vida passada, é considerada louca pelos seus pares, ao ponto de isso vir a ter consequências irreversíveis. É um filme feito com toda a seriedade que conhecemos em Roberto Rosselini, nunca a mais e nunca a menos. É a época do grande cinema italiano, o cinema que será visto, em que suporte for, daqui a séculos e não pode ser perdido agora.

Horário da Bilheteira:
De 3ª a sábado – 14:30h às 19:30h Dias de espetáculo e cinema – uma hora antes do início do espetáculo ou sessãoOs bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas têm que ser levantadas até 48h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários