Rampa da Arrábida decide campeões e promete espetáculo em Setúbal

Velocidade e emoção: Arrábida encerra Campeonato de Portugal de Montanha entre 3 e 5 de Outubro 

A Serra da Arrábida volta a ser palco de alta velocidade nos dias 4 e 5 de Outubro com a 34.ª edição da Rampa da Arrábida. Pela segunda vez desde o regresso da prova em 2017, Setúbal acolhe a derradeira etapa do Campeonato de Portugal de Montanha, onde se vão decidir os campeões nacionais. Um evento que o vereador do Desporto da Câmara Municipal, Pedro Pina, considerou uma marca identitária de Setúbal. 
Pilotos e máquinas preparam-se para desafiar a Arrábida

A prova foi apresentada no Forte de Albarquel e foi marcada pelo entusiasmo da organização e dos parceiros. “Orgulha-nos ter este evento, que é uma marca identitária da cidade”, afirmou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, lembrando que a rampa acontece num cenário único, entre a Serra da Arrábida e o Rio Sado.
Organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, a competição integra vários campeonatos nacionais, desde o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group até ao Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha e à Taça de Portugal de Kartcross.

Pilotos de topo e público em massa
Este ano são esperados entre 70 e 80 pilotos, entre os quais nomes sonantes como Luís Moutinho, Rui Ralha, Gonçalo Inácio, Salvador Coelho, Paulo Oliveira, José Carlos Guimarães e Eva Laranjeira. A organização prevê cerca de 25 mil espectadores ao longo dos três dias de festa automobilística.
Pedro Alves e Gonçalo Inácio seguem empatados no campeonato e deixam tudo em aberto para a derradeira prova, na Arrábida, onde quem vencer será coroado campeão nacional. Motivo de ainda mais festa! 
“Setúbal tem um elemento diferenciador que nenhuma outra rampa oferece”, destacou o vereador Pedro Pina, apontando a beleza natural da serra como fator de atração para pilotos, equipas e famílias.

Festa da velocidade com transmissão nacional
O presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, Fernando Matias, sublinhou que a prova “tem honras de encerramento” do campeonato, o que significa que serão decididos títulos importantes. Para aumentar a visibilidade, haverá transmissão em direto nas redes sociais e no Youtube da FPAK, com cinco horas de emissão em cada dia e recurso a nove câmaras e dois drones.
A prova terá ainda espaço nos canais televisivos SportTV, Eurosport, Porto Canal, A Bola TV e SIC, reforçando a dimensão nacional do evento.

Arranque já a 3 de Outubro
Clássicos também irão aquecer os motores na serra 
O programa arranca na sexta-feira, 3 de Outubro, com verificações técnicas e administrativas até às 22 horas no Largo José Afonso e na Casa da Baía. A grande novidade é o regresso do desfile de carros pela Avenida Luísa Todi, a partir das 22h30.
No sábado e no domingo, os treinos oficiais decorrem ao início da manhã e as subidas oficiais arrancam às 10 horas, com o encerramento previsto para as 13 horas. O percurso, com 3,5 quilómetros, parte junto ao Outão e conta com zonas de público autorizadas para garantir a segurança de todos.
“A Câmara Municipal, nestes dias, torna-se também parte da equipa. É assim que temos construído ano após ano a Rampa da Arrábida”, disse Pedro Pina. “Estou convencido de que teremos uma grande enchente pela Serra, respeitando sempre todas as regras, e que fiquemos satisfeitos no final, projetando já 2026”. 

Comentários