Universidade lança projeto de energia limpa na Caparica, em Almada

Parceria pioneira transforma universidade num polo de produção e partilha de eletricidade verde com a comunidade 

A Faculdade Egas Moniz, situada na Caparica, em Almada, acaba de dar um passo decisivo rumo à transição energética ao unir forças com a Greenvolt Comunidades. O novo protocolo entre as duas entidades vai permitir criar uma Comunidade de Energia Renovável no campus universitário, apostando na produção e partilha de eletricidade proveniente do sol.
Universidade vai produzir e partilhar energia solar com a comunidade

Graças à instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo nos edifícios da instituição, a Egas Moniz passará a produzir energia solar suficiente para abastecer as suas necessidades internas e, ainda, partilhar o excedente com consumidores num raio de até quatro quilómetros.
Para José João Mendes, presidente da direção da instituição, esta iniciativa vai muito além da sustentabilidade interna. “As instituições de ensino superior devem liderar pelo exemplo. Com este projeto, não só reduzimos a nossa pegada ecológica, como também geramos um impacto positivo que se estende à comunidade que nos rodeia”, afirmou.
“Acreditamos que as instituições de ensino superior têm um papel fundamental na liderança por exemplo. Com esta iniciativa, não estamos apenas a reduzir a nossa pegada ecológica, estamos a estender o impacto positivo à comunidade local, tornando-nos catalisadores de uma mudança mais verde e consciente,” afirmou José João Mendes, presidente da direção da Egas Moniz School of Health & Science.
Também João Manso Neto, CEO da Greenvolt, sublinha a importância da iniciativa: “As universidades têm todas as condições para liderar a criação de comunidades de energia. Espaço, consumo relevante e influência social são fatores cruciais que fazem destas instituições parceiras ideais para este tipo de projeto”.
Ao integrar a Comunidade de Energia Renovável promovida pela Greenvolt, a Faculdade Egas Moniz reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e posiciona-se como um exemplo prático de inovação energética e responsabilidade ambiental.

Comentários