Quatro dias de festa em São Francisco: toiros, música e tradição ao rubro

Festas de Confraternização Camponesa promete encher ruas com música, tradição e alegria popular

Durante quatro dias - de 29 de Maio a 1 de Junho - a Freguesia de São Francisco, no concelho de Alcochete, volta a vestir-se de festa para celebrar as tradicionais Festas de Confraternização Camponesa. O programa já está fechado e traz um nome bem conhecido do público português como cabeça de cartaz: Emanuel.
Emanuel abre a festa de São Francisco a 29 de Maio

A festa arranca oficialmente na tarde de quarta-feira, dia 29, com a recepção aos convidados no Salão Nobre da Junta de Freguesia, pelas 17h30. Meia hora depois, sobe a emoção com o hastear das bandeiras, ao som dos hinos interpretados por Carla Teixeira, seguindo-se a arruada dos ritmados Batucando, que vão aquecer as artérias principais.
Pouco depois, às 19h30, acontece a primeira largada de touros na Rua da Sociedade - uma das grandes tradições da festa - com a segunda marcada para a meia-noite. O ponto alto da noite chega às 22h30, com Emanuel a subir ao palco para fazer o público cantar e dançar ao som dos seus maiores sucessos.
Na quinta-feira, 30 de Maio, o ambiente continua animado. A terceira largada de touros está agendada para as 19 e a quarta para a uma da madrugada. A música entra em cena às 21 horas com um animado baile por Jorge Gomes, seguido do espetáculo da banda Chave D’Ouro, às 22 horas. A noite encerra com o DJ Gamix, a partir das 23h45.
Sexta-feira, dia 31 de Maio, a festa continua com a quinta largada de touros às 18h30 e a sexta às 02h30. A noite começa com a atuação de Carla Teixeira e culmina com os sons da banda tributo ‘Xutos à Nossa Maneira’, às 22 horas. 
Uma das noites mais esperadas é também a da Sardinha Assada, à meia-noite, seguida de uma animada arruada com a Charanga da Rambóia, marcada para as 00h30.
O domingo, 1 de Junho, é dia de fechar com chave de ouro. O Grupo Motard do Convento abre o último dia de festa com um passeio às 10h30. Às 17 horas, cumpre-se a tradição com a procissão pelas ruas da freguesia e, pelas 19 horas, dá-se a sétima e última largada de touros.
A partir das 21h45, o palco pertence às Sevilhanas Rocieras de Alcochete, seguidas das Sete Saias, que encerram o espetáculo musical. À meia-noite, o fogo de artifício ilumina os céus e marca o fim de mais uma edição memorável.

Comentários