Montijo assinala Dia Internacional das Mulheres a 7 e 12 de Março

Autarquia vai distinguir oito mulheres que mais se destacaram na defesa e segurança do concelho 

A cidade do Montijo está a preparar dois eventos para assinalar o Dia Internacional da Mulher que se vai comemorar já no dia 8 de Março. Em comunicado a autarquia sublinha que no próxima quinta-feira irá decorrer uma palestra sob o tema “As Mulheres na Guerra”. Esta iniciativa vai ser realizada nos Paços do Concelho. A autarquia irá ainda entregar Medalhas de Distinção de Mérito Municipal a oito mulheres que se destacaram nos cargos que desempenham.
Cidade prepara dia dedicado às mulheres 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres (8 de março), a Câmara do Montijo vai realizar dois eventos: no dia 7 de Março uma palestra sob o tema "As Mulheres na Guerra" e a entrega de Medalhas de Distinção de Mérito Municipal a oito Mulheres que se destacaram no desempenho de cargos nas áreas da Segurança e Defesa no Concelho e no dia 12 de Março terá lugar a palestra “Liderança no Feminino”.
O Espaço Informação Mulheres da Câmara do Montijo organizou o programa do dia 7 de Março, que decorrerá a partir das 16 horas, nos Paços do Concelho. A cerimónia terá início com a palestra “Mulheres na Guerra” dinamizada por Helena Ferro de Gouveia, Analista de Assuntos Internacionais, seguindo-se a Cerimónia de Homenagem a Mulheres que se destacaram no desempenho de cargos nas áreas da Segurança e Defesa no Concelho, com entrega de Medalhas de Distinção de Mérito.
Serão homenageadas: a Agente Principal da PSP - Esquadra do Montijo, Eugénia dos Santos; a Agente Principal da PSP - Esquadra do Montijo, Inácia Lourenço; a Diretora do Estabelecimento Prisional do Montijo, Paula Ramos; a Comandante da Base Aérea nº. 6, Coronel Diná Azevedo; a Major Técnica de Manutenção de Material Aéreo, da Base Aérea nº. 6, Ana Rita Santos; a Sargento-Chefe Mecânica de Material Terrestre, da Base Aérea nº. 6, Laura Alvarenga; a Cabo-Adjunto Operadora de Comunicações, da Base Aérea nº. 6, Irina Calisto e a Guarda-Principal da GNR do Montijo, Paula Cristina Belo.
No dia 12 de Março terá lugar a Palestra “Liderança no Feminino”, dinamizada por Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal do Montijo, às 15 horas, na Sala Multiusos da Universidade Sénior – Quinta do Saldanha. Uma organização dos Projetos de Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal do Montijo.
Recorde-se que em Outubro deste ano, assinalam-se os 24 anos da Resolução 1325, aprovada em 2000 pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que reafirma a importância da promoção da igualdade de género em todas as fases dos processos de construção da paz e da promoção da segurança.
Esta resolução, alerta ainda para a forma como os conflitos armados afetam de forma desigual as mulheres e os homens e lança uma nova perspetiva, relativamente ao papel das mulheres, que inequivocamente são consideradas as principais vítimas em cenários de guerra, mas também as reconhece como protagonistas capazes de desempenhar um papel relevante na prevenção, gestão e resolução de conflitos.
A Câmara do Montijo convida toda a população a participar nestes eventos e a juntar-se na celebração do Dia Internacional das Mulheres, em reconhecimento da importância e do valor das mulheres na sociedade.

Comentários