Gala do Desporto distingue atletas, treinadores e dirigentes na Moita

“A sua superação, resiliência, capacidade de trabalho e vontade de vencer são a nossa grande inspiração”

No sábado, dia 2 de Março foram entregues, pela Câmara da Moita prémios a todos os desportistas do concelho, que de alguma forma se destacaram no último ano. A Gala do Desporto, evento organizado pelo Município da Moita, visa homenagear os atletas do concelho que se esforçam para elevar o desporto e o nome do concelho da Moita todos os anos nas competições em que participam quer a nível nacional ou internacional. Este ano, foram atribuídas as medalhas Elite, Talento, Esperança e Masters, distinções referentes aos Títulos Nacionais reconhecidos pelas Federações de cada modalidade durante a época desportiva 2022/2023.
Autarquia distingue os melhores atletas do concelho  


Para além destes prémios, foram ainda homenageados Mariana Cascalheira e Vasco Peso, que conquistaram em novembro de 2023 a medalha All-Around, do Campeonato do Mundo de Trampolins, que decorreu em Birmingham, em Inglaterra e que são atletas da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, assim como Silvestre Ferreira, atleta criado na freguesia do Vale da Amoreira que está atualmente ao serviço do Sport Lisboa e Benfica e que foi campeão europeu de futsal em 2022, bem como campeão da finalíssima intercontinental de futsal.
Para além de atletas, treinadores e dirigentes dos vários clubes medalhados e coletividades, estiveram presentes nesta cerimónia o executivo da Câmara da Moita, bem como todos os presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias do concelho.
Carlos Albino, Presidente da Câmara Municipal arrancou a noite com um discurso onde enalteceu o esforço e dedicação dos atletas do concelho. “A sua superação, resiliência, capacidade de trabalho e vontade de vencer são a nossa grande inspiração”, admitiu, destacando ainda os clubes a que estes pertencem. 
“É claro que, falando em atletas temos, obrigatoriamente de falar dos clubes que os acolhem, dos treinadores que os treinam e os guiam e de toda uma equipa que lhes dá apoio nos momentos alegres, mas, não tenho dúvidas, sobretudo nos momentos mais difíceis. É toda esta estrutura que queremos homenagear hoje. Os clubes e associações que fazem um esforço tremendo para manter as suas equipas ao melhor nível, devem ser reconhecidos por todos nós”, assumiu o autarca. 
“Para nós, Câmara Municipal, todos os desportos são importantes. Pelo estímulo que dão às nossas crianças e jovens, mas sobretudo pelas relações interpessoais que o desporto proporciona”, afirmou. Ainda durante a sua intervenção, Carlos Albino, reconheceu o papel fundamental dos pais no acompanhamento das carreiras desportivas dos filhos. “Quero aproveitar esta ocasião para dirigir uma palavra aos pais destes atletas que, muitas vezes, sacrificam a sua própria vida para acompanhar, dar apoio e acarinhar os seus filhos nesta jornada que não é nada fácil. Os resultados que obtêm, os pódios aos quais sobem, são fruto de um intenso trabalho e de muito sacrifício pessoal seu e das pessoas que os acompanham. Por isso queria pedir a todos um grande aplauso para os pais destes atletas”.
Para além da entrega destas distinções o Fórum José Manuel Figueiredo foi ainda palco de duas apresentações musicais: uma por parte do Grupo Coral Alentejano O Sobreiro – Cante Alentejano, bem como uma performance do Grupo de Hip-Hop T’Trops, do Clube União Banheirense O Chinquilho.
No arranque da Gala foram também entregues os prémios coletivos e individuais dos vários escalões que participaram no torneio AtletisMoita.

Comentários