Centro de Saúde da Baixa da Banheira está quase concluído

Fase de recepção provisória da obra está prevista para 27 de Março

O novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, está praticamente concluído e terá todas as condições para servir médicos e utentes, disse esta quarta-feira o presidente da câmara, Carlos Albino. O presidente da Câmara da Moita, adiantou que a obra está praticamente concluída, em fase de acabamentos, e que agora estão a agilizar a transferência de equipamento e de mobiliário para que a unidade possa estar ao serviço dos utentes o mais rapidamente possível. “Quero dizer aos médicos que podem vir para uma instalação nova a estrear, com bons equipamentos e óptimas salas para desenvolverem a sua atividade”, acrescentou o autarca.
Depois de atrasos a obra do centro de saúde está quase pronta 

Numa publicação em vídeo publicada na segunda-feira na sua página na rede social Facebook, a presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, Teresa Carneiro, disse que a unidade está praticamente concluída e que até ao final do Verão poderá estar a funcionar.
A equipa da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho visitou recentemente as obras de construção do novo edifício, cuja fase de recepção provisória da obra está prevista para o dia 27 de Março.
A recepção provisória de obra constitui a aceitação do resultado prometido no contrato de empreitada e envolve, por um lado, a realização de um ato material: a vistoria, e, por outro, a emissão de um ato jurídico: a declaração de recepção provisória da obra.
A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho tem como área de influência direta os concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, com o Hospital Distrital do Montijo, o Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) e os centros de saúde de Alcochete, Barreiro, Quinta da Lomba, Moita, Montijo e Baixa da Banheira.
Em Agosto de 2022, a Câmara Municipal da Moita (PS) tomou posse administrativa da obra do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, depois de perceber que os prazos não seriam cumpridos, tendo a empresa da altura deixado apenas 31 por cento da obra realizada.
Em Abril de 2023, o autarca assinou o auto de consignação com a empresa Wikibuild para a finalização da construção do novo Centro de Saúde.
Esta nova unidade de saúde vai servir cerca de 30 mil utentes e a sua construção começou em Janeiro de 2020.
Carlos Albino adiantou que, após a transferência de toda a equipa de saúde para a nova unidade, a autarquia vai avançar com o compromisso assumido de reconverter o antigo edifício em habitação acessível destinada a profissionais de saúde com o objetivo de fixar recursos humanos no concelho da Moita.
O atual Centro de Saúde da Baixa da Banheira funciona há anos num edifício de habitação com vários andares.
A Comissão de Utentes da Saúde da Baixa da Banheira  tem vindo a alertar para as condições do atual edifício, assim como para a falta de médicos e para as longas filas de espera para a marcação de consultas.
De acordo com a comissão de utentes, a situação de acesso aos cuidados de saúde na Unidade de Cuidados de Saúde Primários da Baixa da Banheira tem vindo a agravar-se desde Julho de 2022, mês em que seis médicos deixaram de prestar serviço, aumentando substancialmente o número de utentes sem médico de família.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários