Câmara apresenta Setúbal a responsáveis de Estado brasileiro

Cidade quer atrair turistas e investidores do Rio Grande do Norte

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, recebeu a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, tendo apresentado Setúbal, o Território da Arrábida e o Clube das Mais Belas Baías do Mundo à responsável brasileira. Na receção, que decorreu na noite de 28 de Fevereiro na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, foram exibidos três vídeos promocionais sobre o concelho de Setúbal, o Território da Arrábida – que também abrange os municípios de Palmela e de Sesimbra – e o Clube das Mais Belas Baías do Mundo, do qual Setúbal faz parte desde 2002.
Estado brasileiro visitou a cidade e a Câmara Municipal 

Fátima Bezerra liderou uma delegação do Governo daquele Estado brasileiro que também incluiu a secretária do Turismo, Solange Portela, e manifestou-se impressionada com a forma como a região de Setúbal concilia o turismo sustentável, que respeita as áreas protegidas do Estuário do Sado e da Serra da Arrábida, com um importante polo industrial gerador de emprego.
“Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da promoção e divulgação de Setúbal a nível internacional”, disse o presidente da Câmara após a receção à delegação brasileira, presente em Portugal para participar na Bolsa de Turismo de Lisboa.
André Martins sublinhou a proximidade entre Portugal e o Brasil e o “potencial de desenvolvimento extraordinário” do país sul-americano, afirmando a intenção do município de “estreitar relações” e “criar as condições” para que “o Brasil invista em Portugal e, em particular, em Setúbal”.
O autarca disse que foram abordadas “várias possibilidades”, prevendo “um futuro promissor” para o relacionamento entre Setúbal e o Estado do Rio Grande do Norte, tendo em conta a visita das duas responsáveis brasileiras. “Esperamos que esta relação seja frutuosa para o Estado do Rio Grande do Norte e para Setúbal, para a região de Setúbal, para o Território Arrábida”.
Após a exibição dos três vídeos, André Martins explicou aos visitantes que o Clube das Mais Belas Baías do Mundo, atualmente com 44 membros, promove a troca de experiências ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías.
Salientou que o Clube está associado ao património natural da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, regendo-se por critérios ambientais, como a sustentabilidade, o equilíbrio para o desenvolvimento e a defesa das tradições.
“Em Setúbal, temos uma orientação muito forte para o turismo sustentável, porque a cidade fica entre duas áreas protegidas, o Estuário do Sado e a Serra da Arrábida”, disse na ocasião, adiantando que o vinho, a doçaria e o peixe são “riquezas que trazem visitantes” à região.
André Martins notou, no entanto, que esta preocupação com o turismo sustentável é associada a uma outra que visa o desenvolvimento do polo industrial de Setúbal, que já possui “a maior fábrica de papel da Europa” e para onde estão previstos grandes investimentos num projeto de hidrogénio verde e noutro de uma refinaria de lítio.

Comentários