O ADN de Glória Silva candidata a Miss Lisboa 2023

Participação representa uma grande oportunidade de poder estar "mais ativa nesta sociedade e de usar a minha voz" 

O padrão do concurso Miss Lisboa é não existir um padrão de beleza. Cada mulher é única, esplendida e especial, no bem e no menos bom. Até porque uma mulher bonita não se vê pela sua beleza ou pela sua forma de vestir. Apenas se sente pelo seu comportamento e pela sua forma de estar com os outros. Gloria Silva uma morena de olhos doces, um gosto de flor na boca, na a pele o perfumes da sua Lisboa. Tem 18 anos, é apaixonada por moda mas é estudante universitária de ciências da nutrição, onde quer fazer história. Vive o dia a dia com a intensidade de uma menina especial. "A melhor coisa da vida é aproveita-la e vivê-la ao máximo com as pessoas que mais amamos. É viver experiências incríveis e desafiarmo-nos todos os dias", esta é a melhor coisa que carrega a vida toda. Concorreu a miss Teen para desafiar-se e essa luta já venceu. Se puder leia esta entrevista a ouvir 'Just the way you are' de Bruno Mars. A música preferida da candidata que é como a própria música diz, "tu és incrível do jeito que tu és". É mais um puro ADN de beleza para se descobrir. 
Glória Silva de 18 anos é candidata a Miss Lisboa 2023

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer", escreveu um dia o Santo Agostinho. Glória, prepara-se todos os dias para ser "uma melhor pessoa" e está pronta para mostrar a sua personalidade, o seu carisma e as curvas que se revelam pelo corpo. Está pronta para ser uma das mulheres mais bonitas do distrito de Lisboa. Afinal, não importa o tamanho do desafio e sim a vontade de vencer.
"Este não é o primeiro concurso que participo, porém é a primeira vez que participo num concurso desta organização maravilhosa que é o CNB Portugal. Já acompanhava o concurso há algum tempo, desde o percurso das candidatas até às galas finais, e sempre me identifiquei muito com o que este concurso representa, em que jovens e mulheres utilizam a sua voz e posição no mundo para fazer o bem. Então decidi desafiar-me a mim mesma e juntar-me a este grande projeto", começou por dizer. 
E veio para [tentar] vencer. "Ganhar o título seria decerto um grande sonho tornado realidade, pois para mim representa uma grande oportunidade de poder estar mais ativa nesta sociedade e de usar a minha voz e força de vontade como forma de ajudar tanto as pessoas como o nosso planeta". Esse é o ADN de Gloria Silva.
Se fosse eleita miss Lisboa, "ficaria muito feliz e entusiasmada para começar novos projetos", diz à ADN.  "Utilizaria a posição que me foi confiada para conscientizar as pessoas de que podemos fazer melhores escolhas, para termos uma qualidade de vida melhor e para cuidarmos do nosso planeta", conta. 
Mas ainda há mais. "Gostaria de começar realmente por perceber quais são os maiores problemas que o meu distrito enfrenta e pensar em boas soluções". 
Até porque mais que beleza a CBN Portugal é sobretudo um concurso de desafios sociais e ambientais.  "A relevância que as causas sociais e ambientais tem para este concurso é o que me entusiasma mais com a minha participação", sublinha. 

Glória defende a valorização da mulher 
Candidata defende a essência de cada mulher 
Para Glória Silva é "muito importantes jovens como eu posicionarem se na nossa sociedade sobre este tipo de problemas, para que todos em conjunto possamos melhorar e tornar o mundo num lugar melhor. E é por este mesmo motivo que quero dar toda a minha essência a este concurso, e juntar-me a causas nobres para ajudar a nossa sociedade", reforça. 
Entre o social e o ambiental ainda há a mulher. A beleza dos gestos, a ousadia dos olhares, os pormenores do corpo. Porque ser mulher é especial. Muito especial. "Para todas as jovens mulheres quero passar sempre uma mensagem de que nós mulheres temos um papel fundamental no mundo, que não devemos ligar a críticas que não sejam construtivas, e devemos dar todos os dias cada vez mais o melhor de nós próprias". 
Na opinião da candidata [que o jornalista subscreve na íntegra], No futuro quer mudar pensamentos e sobretudo mudar hábitos, não podemos deixar que nos tirem a nossa voz porque com ela podemos chegar onde quisermos mesmo que pareça impossível. Precisamos apenas de ter força de vontade e querer muito cumprir os nossos objetivos. Nós mulheres temos uma força e um poder incrível não deixem nunca que vos tirem o que tem de melhor". 
Que imagem gosta de passar para às pessoas? "Gosto de passar uma imagem honesta daquilo que realmente sou, pois nunca devemos deixar que mudem a nossa essência. Cada uma de nós é linda à sua maneira e independente de tudo devemos ser sinceras connosco próprias". 
E perante isso, qual a importância deste tipo de concurso na vida de uma mulher? "Cada vez mais acho super importante as jovens participarem neste tipo de concursos, pois por experiência própria adquiri muitas ferramentas importantes para o meu futuro, para me tornar a melhor versão de mim mesma", compartilha em conversa com a ADN. 
"Os concursos de beleza são muito mais que desfiles ou títulos, são oportunidades únicas onde conhecemos versões de nós mesmas que não conhecíamos, onde perdemos os nossos medos e timidez que são sentimentos que lidamos no dia a dia. Para além disto promove o conhecimento dos jovens ao intervirem em causas sociais e ambientais, o que cada vez mais pode ser uma preocupação para as gerações futuras", sublinha. 
Todas as mulheres possuem dentro delas um pedaço de boas notícias. Essas notícias significam o quão incrível ela pode ser, o quanto de amor poder dar, o que pode realizar e qual é o seu verdadeiro potencial. E já se percebeu que Glória Silva é um dos grandes exemplos para todos nós. 

No futuro quer mudar pensamentos e mudar hábitos
De futuro quer ser nutricionista e ajudar muitas pessoas a mudarem hábitos 
"Tenho muita honra em ter nascido no concelho de Lisboa, freguesia do Campo Grande, e desde sempre ter vivido nesta linda cidade. Neste momento encontro-me a habitar em Vila franca de Xira e descrevo esta linda terra como muito tradicional, assim como toda a Lisboa. Será um orgulho concorrer a miss teen Lisboa e se ganhar um orgulho ainda maior representar uma cidade tão bela e cheia de vida como é a nossa capital". 
Chama-se Glória Silva, tem 18 anos e é estudante universitária. "Estou no curso de ciências da nutrição e sou uma apaixonada pela moda. Aos meus 14 anos descobri duas paixões a nutrição e o mundo da moda. São dois mundos que sempre quis estar envolvida. Foram dois mundos que para mim se ligaram devido à busca do corpo perfeito, e isso muitas vezes leva a que jovens desde cedo tenham maus hábitos alimentares", explica. 
No futuro quer mudar pensamentos e sobretudo mudar hábitos. "Como futura profissional de saúde na área de nutrição quero ajudar jovens que sofrem com este tipo de problema. Quero ensinar bons comportamentos alimentares e fazer com que uma alimentação adequada e bons hábitos de vida sejam priorizados. Como miss quero ajudar jovens com distorção de imagem, ajudá-las a aceitarem os seus 'defeitos' como os seus traços mais bonitos". 
Nestes novos tempos, Glória quer transmitir sempre uma mensagem de que o que "importa realmente é estarmos bem connosco próprias sem ligar para o que as outras pessoas pensam, cuidarmos de nós é fundamental para nos mantermos saudáveis tanto fisicamente como mentalmente. Estejam em paz com o vosso eu interior". 
Neste momento o "meu maior sonho é terminar a minha licenciatura, sonhando paralelamente em um dia poder representar o meu país além-fronteiras". Descreve-se "como uma pessoa determinada a cumprir todos os seus objetivos, superando me todos os dias cada vez mais". 
O que mais gosta nela? Os olhos, diz a sorrir. "Como se costuma dizer os olhos são o espelho da alma, eu acredito muito que os olhos de uma pessoa podem dizer muito sobre ela e os meus passam exatamente aquilo que eu sou". E aquilo que é? Basta perceber o seu olhar. Está lá tudo. 
Já quanto à personalidade gosta de ser "uma pessoa determinada, pois durante a minha adolescência, tinha medo de não ser capaz de chegar onde eu queria, até que disse a mim mesma que eu poderia ser capaz, e conseguiria ser uma pessoa determinada a conseguir aquilo que quer. Cada vez mais tenho provado a mim mesma que a minha força de vontade é maior que tudo. E quero transmitir isso para todos, que somos capazes de alcançar tudo aquilo que queremos". 
Uma frase para a vida? “Escute sempre, mas jamais perca a sua voz”. Aos 18 anos, 1.65 de beleza interior e exterior, Glória prova a todos os momentos que é uma menina a seguir e a gostar muito. E termina quase como começou. "A melhor coisa da vida é aproveita-la e vivê-la ao máximo com as pessoas que mais amamos. É viver experiências incríveis e desafiarmo-nos todos os dias". 
A beleza é impressionante, os olhos vêem apenas uma parte da sua beleza, mas a sua maior beleza está por dentro, no coração. E a capital, o país e o mundo irá descobrir isso. Se quer ajuda-la a ganhar clique aqui e vote.

Paulo Jorge Oliveira 
ADN-Agência de Notícias  

Comentários