Festas de São Pedro, no Montijo, arrancam esta terça-feira à tarde

Sete dias de emoção, fé, tradição e muita animação em terras de borda d’água

As festas populares de São Pedro estão de volta ao Montijo até 3 de Julho. Calema, Tony Carreira e Expensive Soul serão os destaques do programa cultural da maior festa do concelho. Serão sete dias de uma mistura genuína entre atividades de carácter religioso e outras de dimensão profana que, ano após ano, enchem a cidade de cor, luz e muita animação. Ainda há os tradicionais bibes elétricos, as largadas de touros e charangas populares que animam as principais ruas da festa. A animação, com o envolvimento do movimento associativo local, vai distribuir-se por cinco palcos. O palco principal situa-se junto ao cais do Vapores.
Festas em honra de São Pedro estão quase a começar 

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, “agradeceu o trabalho dos elementos da comissão de festas, coletividades e tertúlias” e destacou o facto de não serem “muitos os concelhos que têm festas com cada vez mais associações e tertúlias todos os anos” salientando que “somos uma festa de várias festas em cada beco e em cada avenida”.
O autarca destacou um “programa das festas variado e eclético, que dá visibilidade à nossa relação com o rio e com a frente ribeirinha, ou seja, dá expressão à nossa condição de terra de borda d’água”.
Um misto de animação, cor, música, dança e muita alegria marcam os vários momentos de grande importância na vida dos cidadãos e dos milhares de visitantes que, há vários anos, vêm conhecer a nossa cultura e tradição, participando e fazendo parte integrante das nossas festas.
Destaque para as procissões fluvial e noturna, a bênção dos pescadores, à queima do batel, nunca esquecendo as touradas, largadas e os comes e bebes.
De entre o vasto programa o autarca salientou os concertos junto ao rio com os Calema e os Expensive Soul e Tony Carreira e o fim da festa marcado pelo fogo de artifício piromusical “sempre memorável”.
Amável Pires, presidente da Comissão de Festas destacou mais um “Ano a trazer as ruas da cidade, a alegria, as tradições e os momentos de convívio tão característicos das festas populares de São Pedro”.
A apresentação das Festas Populares de S. Pedro terminou com uma degustação de produtos regionais preparada pelos alunos do Curso de Cozinha e Bar da Escola Profissional do Montijo e teve animação musical da Charanga da Alegria.
Consulte aqui a programação completa das Festas de São Pedro. 

Comentários