Vamos todos limpar Almada a 16 de Setembro

Identifique locais no concelho que necessitem de limpeza, como terrenos baldios, matas ou parques 

Depois do sucesso da primeira edição, a iniciativa Limpar Almada volta a desafiar a comunidade a participar numa ação de limpeza coletiva. Mas, é possível começar já a participar, indicando locais no concelho que necessitem de uma ação de limpeza que acontece a 16 de Setembro, dia em que se assinala o World Cleanup Day. No ano passado, 140 voluntários ajudaram a limpar cerca de uma dezena de locais do concelho. 
Autarquia quer mobilizar pessoas para fazer Almada mais limpa

A iniciativa Limpar Almada já começou. Ao longo dos próximos meses, acontecem as várias fases deste evento que termina numa ação de limpeza coletiva, no dia 16 de Setembro, data em que se celebra o World Cleanup Day
"O objetivo é sensibilizar e envolver os cidadãos para as questões da limpeza dos espaços públicos e correta separação de resíduos", explica a autarquia de Almada. 
Até 30 de Junho, sublinha ainda a autarquia, "ajude-nos a identificar locais no concelho de Almada que necessitem de limpeza, como terrenos baldios, matas, parques de estacionamento, parques de merendas. Desta lista, excluem-se os areais das zonas balneares e os arruamentos em zona urbana intervencionados pela Câmara de Almada". 
A identificação de cada local deve ser feita através da aplicação Almada Mais Perto (APP gratuita disponível Google Play Store ou APP Store).
Entre 7 de Julho a 8 de Setembro, é o momento de se inscrever, sozinho ou em grupo, num dos locais selecionados para as ações de limpeza.
No dia 16 de Setembro, basta aparecer no local escolhido para deitar mãos à obra e Limpar Almada. "Os meios necessários, como luvas e sacos para os resíduos, são fornecidos pela organização. Só tem que levar roupa e calçado confortáveis e muita água para se manter hidratado", conclui o comunicado da Câmara de Almada. 
No ano passado, 140 voluntários ajudaram a limpar cerca de uma dezena de locais do concelho. As ações de limpeza decorreram em vários locais do concelho: Forte e Estrada da Raposeira, Cova do Vapor (Mata dos Franceses), envolvente da Praia do Norte e da Praia da Mata, miradouro dos Capuchos, Estrada Robalo/Arriba Fóssil, Moinho de Cacilhas e Praia da Mutela.
Foram contabilizados 365 sacos de lixos recolhidos pelos voluntários que aceitaram o desafio de participar na iniciativa “Limpar Almada”. 
Para além de muitos plásticos e garrafas de vidros, durante a ação de limpeza foram encontrados os mais diversos objetos abandonados como peças de automóveis, pneus, paletes, pilhas, móveis, entulho de obras, redes de pesca, eletrodomésticos, roupa e calçado, ou até mesmo bidões de óleo e um barco.

Comentários