Tradição com sabor na Festa do Manel da Horta em Azeitão

Evento recria a vida no campo e o espírito de aldeia

Gastronomia, artesanato, workshops, teatros infantis, visitas guiadas e animação musical são atrativos da festa Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão, que se realiza entre esta sexta-feira e domingo, no Rossio de Vila Nogueira. A tradicional Festa do Manel da Horta, organizada pela Junta de Freguesia de Azeitão, com entrada gratuita, "recria a vida no campo e o espírito de aldeia, com tasquinhas gastronómicas e uma mostra de produtos locais e da Serra da Arrábida, como vinho, queijos, mel, doçaria e produtos hortícolas", sublinha a autarquia setubalense em comunicado. O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante na animação do certame.
Manel da Horta recorda tradições antigas 

O certame, com o apoio da Câmara de Setúbal, de portas abertas a partir das 17 horas desta sexta-feira, dia 26, tem inauguração oficial agendada para as vinte horas, a que se segue, uma hora depois, um espetáculo de cante alentejano com o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”.
O segundo dia do certame, com recinto aberto entre as 10 e as 24 horas, reserva, às 10h30, o atelier infantil “Sementeiras”, pelo Movimento Azeitão Eco-Consciente, e, às 11h30, a oficina criativa “Reciclar com a Natureza”, a cargo do Centro Infantil Sebastião da Gama – Casa do Povo de Azeitão, que se repete a 28, à mesma hora.
O teatro infantil “O Pequeno Cozinheiro”, de Guilherme Morgado, com o Manel da Horta e a Maria Caramela, diverte a pequenada a partir das 12h15, enquanto às 14 e às 14h30 há dois workshops, respetivamente para construção de imanes de frigorífico e pulseiras de cordão, pelo atelier Make & Take.
Há ainda, às 15 horas, batismos equestres, às 17 horas, um workshop de alimentação de animais, ambos pela Hípica do Convento de São Domingos, às 18 horas o teatro de rua “Os Motocicletos em Azeitão”, com o Manel da Horta e as Marias, que se repete a 28, à mesma hora, e, às 21 horas, uma atuação pelo Rancho Folclórico das Praias do Sado.
O programa do último dia de certame propõe um conjunto de workshops, às 10h30, “O que fazer com as podas dos quintais”, pelo Movimento Azeitão Eco-Consciente, e, às 11h30, “Vamos construir frutas e legumes com materiais recicláveis”, pelo Make & Take, e “Limpeza dos animais”, pela Hípica do Convento de São Domingos.
Em matéria de workshops, destaque ainda para “Vamos fazer coisas giras reciclando papel de jornal”, às 14h30, pelo Make & Take, “Conhecer as aves em Azeitão”, 15 horas, pelo Movimento Azeitão Eco-Consciente, e “Alimentação dos Animais”, 16h00, a cargo da Hípica do Convento de São Domingos.
A festa reserva ainda, no último dia, às 11 da manhã, uma visita guiada à Casa-Museu José Maria da Fonseca, para um máximo de 20 participantes, com inscrições abertas até às 16 horas de dia 27, pelo correio eletrónico geral@jfreg-azeitao.com, e, às 19 horas, uma atuação pelos “Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense”.

Comentários