Professores da Alemanha e Turquia visitam Montijo

“São pessoas assim que nos mostram que é possível construir um futuro melhor”

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, docentes da Alemanha e da Turquia, participantes do Projeto Erasmus+ K210- SCH- "Empower-Empathy-Unite-Cooperate". O encontro contou, também, com a presença de Maria João Serra, diretora da Escola Secundária Jorge Peixinho e Maria José Caetano, presidente do Conselho Geral da mesma escola. Nuno Canta agradeceu a visita das professoras e professores e elogiou a escola pela promoção do projeto: “São pessoas assim que nos mostram que é possível construir um futuro melhor” afirmou o autarca. 
Programa que ajuda a integrar refugiados nas escolas europeias 

Nuno Canta deixou o desejo que “esta iniciativa seja o início de um novo ciclo de cooperação europeia” referindo que a união deve estar assenta em pilares como “o conhecimento, educação, solidariedade, liberdade, democracia, paz e respeito pelos direitos humanos”.
Maria João Serra agradeceu “às colegas que promoveram este projeto: Ana Martins Assunção Leitões, Érica Coelho e Vera Rodrigues” e ao presidente da Câmara “por realizar esta cerimónia e nos ter ajudado na organização desta iniciativa”.
A diretora da Escola Secundária Jorge Peixinho e Maria José Caetano realçou a importância do projeto pela troca de experiências afirmou estar convencida que os professores “gostaram da experiência, da nossa cidade e da nossa escola. Estou certa que vão voltar”. Maria João Serra confessou, ainda, ter ficado positivamente admirada com a tenra idade dos professores alemães e turcos. “Espero que, em breve, em Portugal, também haja esta juventude no ensino português”, concluiu.
Depois de um primeiro encontro, para partilha de boas práticas, que decorreu na Alemanha, entre os dias 26 de Fevereiro e 4 de Março, os parceiros alemães e turcos estiveram na Escola Secundária Jorge Peixinho, entre os dias 24 e 28 de Abril, cumprindo o programa que foi organizado pelos professores da equipa e com a participação de outros professores da escola.
O Projeto Erasmus+ K210- SCH- "Empower-Empathy-Unite-Cooperate" tem como objetivos o acolhimento e integração de alunos estrangeiros e refugiados, a promoção da identidade, cidadania e valores europeus, bem como, a promoção da inclusão e diversidade, em todos os domínios trabalhados na escola.

Comentários