Alícia Joaquim conquista títulos internacionais na Albânia

"Sou grata por ser portuguesa, setubalense e visigoda"

Portugal - e a região de Setúbal - continuam em grande num dos maiores concursos de beleza do mundo: o Miss Summer World que se realiza na Albânia. Nos últimos anos as modelos portuguesas conseguiram cinco títulos. Na semana passada foi a vez de Alícia Joaquim brilhar em terras albanesas. A modelo de Setúbal conquistou os prémios de Miss Summer Mediterrâneo e de “People’s Choice” (Escolha do Público) no concurso com a participação de representantes de 32 países. "Tenho a noção que a minha prestação foi uma boa prestação, estive à altura do desafio e tenho a consciência que superei as minhas expectativas e a de muitas pessoas", disse Alícia Joaquim à ADN-Agência de Notícias. 
Setubalense foi a modelo mais votada pelo público 

Há mulheres que trazem o mar nos olhos. Não pela cor mas pela vastidão da alma e dos sorrisos. No alto do seu metro e 76 e dos seus 23 anos, Alícia é uma mulher de convicções. Tem medo de estar sozinha mas tem na sua família a sua maior segurança. Na passarela desfila a elegância e a sensualidade mas também a ousadia. Partiu para a Albânia com vontade de conquistar títulos e visibilidade internacional. Nos olhos levou o mar de Setúbal e o orgulho de ser visigoda e no coração o país inteiro. 
Contas feitas, Alícia Joaquim ganhou os títulos de Miss Summer Mediterrâneo e foi a "preferida" do público durante o concurso que decorreu de 10 a 19 de Maio, na Albânia. A jovem setubalense que representou Portugal neste concurso de beleza, faz um balanço positivo da sua participação. 
"Esta faixa não é minha, esta faixa é nossa. No meio de tantos países Portugal destacou-se com duas faixas Miss Mediterrâneo e Miss Popularidade. Sem vocês eu não era capaz e nunca vou conseguir agradecer por todo o apoio, partilhas, comentários e votos! Quando tentaram derrubar-nos Portugal mostrou que não brincam connosco…somos apenas pequenos de tamanho…porque no fundo somos enormes e unidos!", escreveu Alícia nas suas redes sociais no último dia do concurso. 
Alícia Joaquim, 23 anos, residente no Bairro do Viso, partiu para a Albânia no dia 10 de Maio para representar Portugal no concurso Miss Summer World 2023 que terminou na noite do dia 18 com a gala final que incluiu desfiles de fato de banho, traje nacional e vestido de noite.
O júri do concurso, composto por um painel de especialistas internacionais, elegeu a jovem setubalense como a melhor representante dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, entregando-lhe o título de Miss Summer Mediterrâneo.
Alícia conquistou ainda o “People’s Choice”, prémio atribuído pelo público que colocou mais de 7800 “gostos” na fotografia da jovem setubalense publicada no Facebook oficial do concurso, na qual enverga um fato de marchante cedido pela marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
Foi também com este fato que a jovem desfilou na gala final, na categoria respeitante ao desfile com traje representativo do país de origem.




Modelo esteve em destaque no concurso 
Portuguesa a brilhar na Albânia 
Da Albânia só trás memórias boas. "Foi uma experiência única, que só sabe o quão boa é quando a vive", disse à ADN. 
A modelo vencedora veio da Áustria. As mulheres da Turquia, Roménia, Lituânia, Camarões e Norte da Europa também brilharam no concurso. A melhor fantasia nacional  foi para a Filipinas. O melhor Talento do Mundo veio da Ucrânia e a modelo grega ganhou foi eleita miss Turismo Mundo. Mas Alícia Joaquim conquistou dois títulos.  "Não existe um escala de lugares, sei que fiquei destacada, pois trouxe dois prémios. Podemos sempre trazer mais, mas nunca depende apenas de nós", sublinhou. 
E qual será a faixa mais importante? "Fiquei muito mas muito feliz, sem palavras ao ter ganho dois títulos.  A miss Mediterrâneo foi escolhida pelos júris. A mais votada fez me imensamente feliz porque vi o quão era querida para todas as pessoas. Portugal e principalmente Setúbal uniram-se para que trouxesse esse prémio. Esse prémio não é meu e sim nosso", conta agradecida a todos que a acompanham nesta campanha na Albânia. 
Miss Summer World já é uma referência para as modelos portuguesas e da região de Setúbal. Em 2019, 
a montijense Nataliya Ferdochuck ganhou o concurso. No ano passado, Bárbara Gavaia entrou no top 10 das mulheres mais bonitas do mundo e ainda ganhou os títulos de Miss Biquíni e de Best Image.

Comentários