A música como arma no Festival do Maio no Seixal

Peaches, Sam The Kid e Gabriel o Pensador no Festival do Maio esta sexta-feira e sábado

Com entrada gratuita, a quarta edição do Festival do Maio acontece entre esta sexta-feira e sábado no Parque Urbano do Seixal. O cartaz conta com nomes como o brasileiro Gabriel O Pensador, Peaches, Sam The Kid com Orelha Negra e Orquestra, Prétu e Moullinex. São duas noites com "muita de intervenção" com entrada gratuita. O festival tem a curadoria artística de Luís Varatojo, músico fundador dos Peste e Sida.  
Gabriel O Pensador está de regresso a Portugal 

Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal, conta como seguiram fielmente o mote a que se propuseram desde o início: "preservar a memória e trazer música de intervenção e protesto, abordando também as lutas atuais. Desta forma, os artistas foram selecionados a dedo pelas causas que defendem. Mas não foi apenas isso que foi pensado ao pormenor", diz o autarca. 
Como mote este festival que vai na quarta edição tem a ideia da música como arma política. Em comunicado, a organização promovida pela autarquia do Seixal indica que o festival pretende “promover propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: desde a política à crítica social, passando pelo ativismo ambiental e pelas lutas contra a discriminação de raça e género”.
“Numa altura em que assistimos ao avanço dos populismos e das derivas autoritárias um pouco por todo o mundo, e em que a ordem do dia é desinformar, torna-se urgente intervir, informar e acordar consciências”, explica a organização que através da música quer despertar o público.
A entrada livre no festival é sujeita à lotação do recinto do Parque Urbano do Seixal. No cartaz na sexta-feira a noite começa com Prétu, um músico de origem cabo-verdiana que vive em Portugal, segue-se depois Moullinex e a noite termina com Peaches, uma activista canadiana.
No sábado, o cabeça de cartaz é o brasileiro Gabriel O Pensador que vem celebrar “os 25 anos do álbum Quebra-Cabeça”. O músico promete também tocar alguns dos seus temas mais conhecidos como “Até Quando Astronauta”, “Solitário Surfista”, “Linhas Tortas”. 
Numa altura em que está a gravar um novo álbum que conta com a participação de Sam The Kid, Gabriel O Pensador confirma que vai contar com o seu irmão em palco no concerto no Seixal.
Também no sábado passam pelo Parque Urbano do Seixal, Sam The Kid. O músico apresenta-se com a sua banda de sempre, os Orelha Negra e uma orquestra de 24 elementos dirigidos pelo maestro Pedro Moreira.
As portas abrem às 19 horas e os concertos têm início às 21 horas. Entre os concertos, a marcar o ritmo dos intervalos, tal como nas edições anteriores, serão mostrados “vídeo poemas” lidos por nomes como Luca Argel, Ana Deus, Cátia Oliveira (A Garota Não), José Luís Peixoto ou Catarina Wallenstein.

Comentários