Unidade de Saúde da Quinta do Conde já tem financiamento

Ministro da Saúde assinou protocolo com a autarquia de Sesimbra 

A Câmara  de Sesimbra, representada pelo seu presidente, Francisco Jesus, e a Administração Central do Sistema de Saúde, representada pelo presidente do Conselho Diretivo, Vítor Herdeiro, assinaram, nesta quarta-feira, o contrato de financiamento para a construção da nova Unidade de Saúde da Quinta do Conde, no valor de, aproximadamente, um milhão e 430 mil euros. O compromisso foi formalizado no decurso da visita do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, à nova Unidade de Saúde de Sesimbra.

Governo e Câmara assinaram protocolo para novo centro de saúde

O acordo de financiamento para a Unidade de Saúde da Quinta do Conde decorre do protocolo de colaboração assinado em Setembro de 2022, entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, para submissão de candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, destinada a construção de uma unidade de saúde tipo 3 (11.400 utentes).
O concurso público vai ser lançado brevemente, pela Câmara Municipal, que ficará responsável pela execução física e financeira do projeto, que terá de estar concluída em Maio de 2025.
Para além de assegurar a execução do projeto e adjudicação da obra, a autarquia assegurou a cedência de parcelas de terreno necessárias para a construção do novo equipamento, assim como a realização de arruamentos, estacionamentos, infraestruturas e arranjos exteriores.
A nova Unidade de Saúde vai localizar-se entre a Avenida Cova dos Vidros e a Rua D. João IV, num espaço que engloba a parcela de terreno ocupada pelo antigo edifício do Centro de Saúde, muito degradado, e que será demolido, e duas parcelas cedidas pelo município.
O edifício, de planta retangular, terá uma área de implantação de 593 metros quadrados e área bruta de 782 metros quadrados. Será dividido em dois pisos com dois pequenos pátios interiores que permitirão a entrada de luz natural. A entrada principal será feita a nascente, em frente ao jardim público, e a entrada de serviço pela ala sul do edifício.
No piso inferior funcionará a receção, sala de espera, salas de tratamentos, gabinetes de consulta, gabinetes de enfermagem e todas as áreas de apoio e instalações sanitárias. No piso superior ficarão os espaços destinados ao pessoal da unidade, como vestiários, copa, sala de reuniões, secretariado, sala de sistemas e arquivo.

Comentários