Mostra de Vinhos em Fernando Pó está de regresso de 5 a 7 de Maio

Organização espera a melhor edição de sempre

A Mostra de Vinhos regressa a Fernando Pó, no concelho de Palmela, de 5 a 7 de Maio, para uma edição que se espera que seja a melhor de sempre. Ao longo destes três dias, o público pode contar com música, dança, animação e, claro, assistir à entrega de prémios do melhor vinho em mostra, esta que irá ser realizada no sábado, de modo a que no domingo ainda seja possível comprar os vinhos vencedores no local do certame. No dia de abertura há concerto do Toy para que se possa fazer um baile ao sabor dos melhores vinhos de Palmela. 
Os melhores vinhos de Palmela estão à prova em Maio 

As instalações da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó vão proporcionar, este ano, um espaço mais agradável e acolhedor para os visitantes e confortável para os expositores. No Pavilhão de Provas, vai funcionar um espaço dedicado às provas de vinho, com tintos e brancos da colheita. 
Os provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal vão eleger os melhores do ano e os visitantes também vão poder avaliar e decidir o Prémio Escolha do Público. Será ainda possível encontrar expositores que vão apresentar os seus produtos para degustação e venda e o habitual espaço de gastronomia.
Animação musical, com destaque para o concerto com Toy na abertura e os espetáculos de Jazz, bailes, Provas Comentadas, Showcookings e um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos integram o programa. As atividades enoturísticas também vão ter o seu espaço na Mostra, com passeios pedestres pelo percurso Jardins de Vinhas, a Rota das Vinhas do Pó by Road e a Fuga da Adega Humus Farm (Escape Room).
"Somos uma aldeia vinhateira e faz sentido continuarmos a batalhar na organização da Mostra. Este ano, esperamos que ainda supere mais as expetativas e tudo indica que será a melhor Mostra", acredita o presidente da Comissão Organizadora, Bruno Pedroso.
A Câmara de Palmela apoia a Mostra e "tem muito orgulho neste evento", afirmou o presidente. Álvaro  Amaro considera que a iniciativa "tem o papel de homenagear quem trabalha neste setor e promover a aldeia vinhateira de Fernando Pó" e que "tem história, um percurso jovem e muito para continuar a promover o território". 
O presidente elogiou o programa deste ano, "muito eclético e diversificado", e garantiu que o município dará sempre "todo o apoio para que a Mostra continue a superar as expetativas de todas as edições".
O evento conta também com o apoio da União das Freguesias de Poceirão e Marateca e a presidente, Cecília Sousa, acredita igualmente que esta será "a melhor Mostra que vamos ter". Cecília Sousa deu os parabéns à Comissão Organizadora pelo "trabalho excelente que tem feito" e pelo "cartaz extraordinário, para todos os gostos" da edição deste ano.
A ideia deste evento foi pensada em 1994 e executada em 1995, desde então esta mostra de vinhos tem dinamizado o desenvolvimento económico dos produtores locais de Fernando Pó e tem contribuído para divulgação e a criação de marcas vinícolas que, nos dias de hoje, já têm entrada em grandes superfícies comerciais de todo o país. 

Comentários