Almada pede estudo para avaliar risco de derrocada de arribas

Decisão da autarquia surgiu após a queda de uma pedra da arriba sobre dois carros

A Câmara de Almada encomendou um Estudo de Avaliação do Risco de Derrocada de Vertentes e Arribas no concelho, depois do mau tempo registado no final do ano passado. Segundo a autarquia, os trabalhos surgem na sequência dos episódios de precipitação intensa, registados em Dezembro, que potenciaram a ocorrência de deslizamentos de terras e agravaram a instabilidade de várias vertentes e arribas do município de Almada.
Pedra caiu em Dezembro em cima de alguns carros 

No final do ano, na zona da Banática, uma localidade da freguesia da Caparica, foram retiradas 17 pessoas por precaução. A decisão da Proteção Civil surgiu após a queda de uma pedra da arriba sobre dois carros.
De acordo com uma nota da Câmara de Almada, as equipas já estão no terreno e o estudo geomecânico de estabilidade está a avaliar a vertente do Olho de Boi e onze outros locais, identificados como zonas de risco.
“São escarpas naturais, arribas e vertentes, sujeitas a movimentos de massa, nomeadamente, deslizamentos e queda de blocos”, explica o município, numa nota divulgada. 
O objetivo, acrescenta, é "avaliar o perigo em cada um dos locais e construir um instrumento de apoio à decisão, para salvaguarda de pessoas e bens", conclui a nota do município de Almada. 

Comentários