Sesimbra entregou Prémio Espichel a ator e a uma instituição do concelho

Ator e encenador Pedro Penim e o Externato Santa Joana receberam distinção 

O ator e encenador Pedro Penim, e o Externato Santa Joana receberam no dia 24 de Março, o Prémio Espichel 2023, atribuído pela Assembleia Municipal de Sesimbra. Pedro Penim recebeu o prémio na área Artes e Letras e, o Externato Santa Joana, na área Social e Profissional. A cerimónia realizou-se, como habitualmente, no Auditório Conde de Ferreira, e reuniu um vasto conjunto de entidades, como a vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, e vários elementos do poder local do concelho e várias personalidades. O Prémio Espichel foi instituído pela Assembleia Municipal em 2003, e destina-se a reconhecer e evidenciar o mérito de pessoas singulares e coletivas por atos relevantes que tenham influência direta na vida do concelho ou que constituam uma forma de promoção de Sesimbra, em Portugal e no mundo.
Assembleia Municipal entregou prémio Espichel 

"É um privilégio contar com a vossa presença, que nos engrandece e sensibiliza", referiu João Narciso, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, dirigindo-se aos presentes, tendo acrescentado que a comunidade sesimbrense "é muito preciosa". O eleito lembrou ainda todos os que já foram distinguidos com o Prémio Espichel e agradeceu aos homenageados deste ano, Pedro Penim e Externato Santa Joana, "pelo inestimável contributo a Sesimbra, às suas gentes e ao país". 
Na hora de receber o prémio, Pedro Penim, diretor artístico do prestigiado Teatro Nacional D. Maria II, desde 2021, sublinhou o gesto da Assembleia Municipal. "É uma enorme honra ter sido distinguido com este prémio, ainda mais porque o Cabo Espichel é um local onde eu e a minha família passámos grandes momentos", afirmou o notável sesimbrense, depois de ter recebido o prémio, uma aguarela da autoria de Paulo Ossião.
Em nome da direção da associação Externato Santa Joana, que está a comemorar 100 anos existência, e que tem sido um pilar de coesão da comunidade sesimbrense, a presidente da direção, Alda Pólvora afirmou que "é um orgulho pertencermos a esta instituição e uma honra recebermos este prémio, que é uma homenagem da Assembleia Municipal aos dirigentes, funcionários e também às famílias que em nós confiam os seus filhos".
O Prémio Espichel foi instituído pela Assembleia Municipal em 2003, e destina-se a reconhecer e evidenciar o mérito de pessoas singulares e coletivas por atos relevantes que tenham influência direta na vida do concelho ou que constituam uma forma de promoção de Sesimbra, em Portugal e no mundo.
É atribuído bienalmente no dia 24 de Março, data do falecimento de Joaquim Ferreira dos Santos, conhecido por Conde Ferreira, que ocorreu em 1866.

Comentários