Montijo garante preservação de legado de Jorge Peixinho

Companhia Mascarenhas-Martins assume programação da Casa da Música Jorge Peixinho

Na última reunião de câmara de 2022, a 28 de Dezembro, foi aprovada a celebração de um protocolo entre o município do Montijo e a Companhia Mascarenhas-Martins Associação Cultural com vista à criação de um programa de desenvolvimento cultural do auditório Casa da Música Jorge Peixinho. O protocolo confere a atribuição de um apoio financeiro no valor de 80 mil euros à Companhia para desenvolvimento e promoção, em 2023, de um vasto conjunto de atividades culturais no Auditório da Casa da Música Jorge Peixinho. O presidente da câmara justificou que “vamos dar este apoio financeiro, a esta associação pela época cultural que vai desenvolver no Auditório da Casa da Música Jorge Peixinho. Uma parceria que se inicia agora, mas esperamos ter continuidade nos próximos anos”, explicou Nuno Canta. A autarquia e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vão assinar um protocolo com vista ao tratamento museológico do espólio municipal do Maestro Jorge Peixinho. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na mesma reunião de câmara.
Nova casa da cultura vai dar outra centralidade à cidade  

A programação ampla e diversificada apresentada pela Companhia mereceu não só apoio municipal bem como nacional através da Direção-Geral das Artes, explicou o autarca: “Uma das cláusulas deste amplo programa que merece destaque é o facto de a Companhia poder vir a desenvolver uma Escola de Teatro, na qual, a autarquia reserva o direito de ficar com três vagas”.
O protocolo aprovado é para o autarca “a melhor forma de desenvolver, naquele espaço, um projeto robusto, com uma atividade cultural programada diversificada capaz de engrandecer o nome do Montijo e de dignificar o músico e compositor Maestro Jorge Peixinho”.
A companhia montijense Mascarenhas-Martins foi fundada a 6 de Janeiro de 2015 por Adelino Lourenço, Maria Mascarenhas e Levi Martins e identifica-se como “uma estrutura de produção artística e cultural que se dedica à criação, programação, mediação, investigação e formação em artes performativas e cinema documental” como se pode ler no site da associação, que desde a sua criação tem produzido inúmeras iniciativas de mérito cultural no concelho do Montijo.
A proposta foi aprovada com 6 votos a favor ( 3 PS, 2 CDU e 1 PSD) e um voto contra também do PSD.

Autarquia garante preservação de legado de Jorge Peixinho
Obras do maestro vão ser preservadas 
O município de Montijo e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vão assinar um protocolo com vista ao tratamento museológico do espólio municipal do Maestro Jorge Peixinho. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara.
O Maestro Jorge Peixinho (1940-1995) foi um dos mais importantes compositores portugueses do século XX tendo um papel fundamental na atualização do panorama musical do país entre 1961 e meados da década de 80, não apenas da sua atividade criatividade, mas também enquanto incansável divulgador, ensaísta e intérprete.
O seu arquivo pessoal traduz-se num legado de enorme complexidade e valor que importa tratar e divulgar. Nessa medida, existe interesse mútuo (da autarquia e da universidade) em estabelecer relações de cooperação, de longo prazo, no campo dos estudos integrados, inventário, salvaguarda, preservação e divulgação do património histórico-artístico, realização de estágios e trabalhos académicos.
Os esforços conjuntos das entidades visam a valorização do acervo patrimonial e artístico municipal do Maestro Jorge Peixinho e, simultaneamente, proporcionar o incremento da conexão do ensino com a prática e a experimentação
O protocolo será válido por o período de um ano podendo ser renovado automaticamente por igual período.

Comentários