Alunos de Setúbal com voz ativa exigem melhores refeições escolares

"A opinião dos alunos é muito importante, porque são eles os utilizadores da escola" 

A vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, participou numa sessão com crianças e jovens que, na primeira pessoa, partilharam o que gostariam de melhorar na escola. Estabelecimentos de ensino com um maior número de assistentes operacionais, mais visitas de estudo, melhores condições para a prática desportiva e maior qualidade das refeições escolares. Estes foram alguns dos pedidos feitos pelas 19 crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage.
Alunos foram autarcas durante um dia 

Numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Instituto das Comunidades Educativas, no contexto do projeto de participação cidadã “Setúbal, Cidade Educadora”, os estudantes, entre os 8 e os 17 anos de idade, partilharam com a vice-presidente da autarquia algumas propostas de melhoria para as suas escolas, sobretudo ao nível de infraestruturas.
No final do encontro, realizado na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, Carla Guerreiro, que detém o pelouro da Educação, sublinhou a importância que tem, para a Câmara Municipal, o envolvimento das crianças e dos jovens no processo educativo.
“A opinião dos alunos é muito importante, porque são eles os utilizadores da escola. Eles é que estão lá todos os dias. A opinião deles é fundamental para continuarmos a fazer um bom trabalho”.  Uma das questões levantadas pelos estudantes está relacionada com o pessoal não docente.
Sobre essa temática, a maioria concordou com a necessidade de haver um maior número de assistentes operacionais, de forma a permitir, como apontou uma das alunas, que exista, por exemplo, um maior acompanhamento de alunos com necessidades especiais.
O encontro, que contou com as presenças da representante do Executivo da União das Freguesias Fátima Silveirinha, do diretor do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, António Caetano, de professores e de encarregados de educação, foi realizado em jeito de reunião pública, com os jovens a ocuparem o lugar dos autarcas. No final, a comitiva escolar visitou o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Ao realizar esta iniciativa, o município de Setúbal pretende "promover o envolvimento dos alunos na tomada de decisão de assuntos relativos à comunidade escolar, possibilitando que, no futuro, os alunos possam ser mais interventivos e comprometidos enquanto cidadãos". 

Comentários