Sessão Solene marcou comemorações do 25 de Abril no concelho da Moita

Na rua, tal qual foi há 48 anos, que hoje, em plena liberdade, voltamos a enaltecer os valores de Abril 

A realização de uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, na Praça da República, na Moita, marcou as comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril, no concelho da Moita. “Realizamos hoje algo que prometemos e cumprimos: homenagear Abril pela Assembleia Municipal. Esta homenagem tem a particularidade de celebrarmos o primeiro 25 de Abril com mais tempo vivido em democracia do que em ditadura. Todas as forças políticas, seja de que quadrante for, terão nesta homenagem a Abril direito à palavra e a expressarem livremente o que lhes for na alma”, afirmou o presidente da Assembleia Municipal da Moita, António Duro, na abertura da sessão, sublinhando que “neste dia icónico para os portugueses, a nossa solidariedade vai para o povo ucraniano. Que a paz regresse o mais rápido possível e as armas sejam trocadas pela diplomacia”.
Festa invadiu centro da vila no 25 de Abril 

Após o “Grândola Vila Morena” tocado em conjunto pela Banda Musical do Rosário e pela Banda Filarmónica da Moita e um momento musical com Afonso Ribeiro, da Academia de Artes da Moita, o presidente da Assembleia Municipal da Moita, António Duro, inaugurou o espaço da Sessão Solene dedicado às intervenções, que contou com a participação de alunos representantes do Parlamento dos Jovens de escolas do concelho (Agrupamento de Escolas da Moita e Escola Técnica Profissional da Moita), dos deputados municipais dos diferentes partidos com assento na Assembleia Municipal da Moita: CDS, PSD, BE, CDU e PS e do presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino.
“Assinalamos hoje a passagem de mais um aniversário de uma das datas mais importantes para a democracia do nosso país. E é aqui, na rua, tal qual foi há 48 anos, que hoje, em plena liberdade, voltamos a enaltecer todos aqueles que na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, derrubaram o regime fascista e opressor que governou Portugal durante quase cinquenta anos. É também aqui, honrando de forma clara a revolução de Abril, que damos voz a todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, porque a nossa história não é propriedade de ninguém. O 25 de abril é pertença de todos e é a todos nós que cabe honrá-lo e perpetuá-lo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino.

Festa da Liberdade com muitos focos de interesse 
Jovens em destaque na programação do dia da liberdade 
A Festa da Liberdade continuou com demonstrações de atividades associativas desportivas e culturais, por diferentes clubes e associações na zona envolvente ao edifício da Câmara Municipal da Moita e caldeira. Futsal, pela Associação de Moradores do Bairro Novo e Associação de Moradores e Amigos da Zona Sul; patinagem artística, pela União Desportiva e Cultural Banheirense; futebol, pela União Futebol Clube Moitense; vela, canoagem, caiaques e remo, pelo Centro Náutico Moitense, ARTEJO – Associação de Remadores do Tejo, Associação Naval Sarilhense e Beira Mar Náutica; fitness e zumba, pelo Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores do município. 
Outras atividades culturais compuseram o programa deste dia, que contou ainda com a atuação do Grupo “Coral Viva” do CRIVA, do Grupo Coral Alentejano “O Sobreiro”, o Grupo de Sevilhanas Soledad, da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, o Grupo Musical Espiga Dourada da Barra Cheia, o Grupo de Tocadores de Búzios, uma demonstração de Hip Hop do Clube União Banheirense “O Chinquilho” e as Passistas da Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias.
Um vasto programa comemorativo do 48º aniversário do 25 de Abril, organizado pela Câmara da Moita, em conjunto com a Assembleia Municipal, as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo do concelho, continua a proporcionar atividades a todos até 24 de Maio. 


Comentários