Jardim inovador, acessível e inclusivo no coração de Cabanas

A localidade da freguesia de Quinta do Anjo já "merecia um investimento desta natureza"

O Jardim de Cabanas, no Largo Dr. Melo e Castro,  já foi inaugurado após obras de requalificação que permitiram criar um espaço com um conceito inovador, acessível e inclusivo, que vem criar uma nova centralidade nesta localidade da freguesia de Quinta do Anjo. "A obra de requalificação correspondeu a um investimento municipal no valor de 266 mil 899 euros", sublinha a Câmara de Palmela. O Jardim conta agora com um Espaço de Jogo e Recreio inclusivo (adaptado a crianças com necessidades especiais, como perturbações do espectro do autismo), uma zona de ginásio ao ar livre acessível, novo mobiliário de apoio e um espaço verde melhorado e reforçado, para usufruto de todos. 
Jardim das Cabanas foi requalificado 

Destaque, diz ainda a Câmara de Palmela, "para um equipamento inovador, o Yalp Sona, adaptado a crianças e jovens e à população sénior, já que se pretende que o Jardim seja um ponto de encontro intergeracional". 
Num espaço com uma localização privilegiada, que permite contemplar a serra e o Parque Natural da Arrábida, outra preocupação do município foi "criar uma zona de prado florido, com espécies autóctones, ambientalmente mais sustentável, que implica um menor consumo de água e uma manutenção mais fácil". 
Apesar do mau tempo, algumas crianças e famílias participaram na inauguração, que contou com animação infantil a cargo da Companhia Marimbondo.
Para o presidente do município, Álvaro Amaro, este momento simbólico assinalou "uma visão diferente do espaço público". 
Inaugurado a 1 de Junho de 1985, o Jardim de Cabanas "sempre foi um espaço muito desejado pela população", lembrou. A primeira remodelação do Jardim aconteceu em 1994, mas desde 2016 que, devido ao estado do pavimento e aos problemas de conservação da fonte que existia no local, "a população começou a reclamar a necessária requalificação", disse o autarca. 
Por todas as preocupações que foram tidas ao nível da acessibilidade, inclusão e intergeracionalidade, o presidente realçou que o resultado foi um "conceito inovador e muito qualificador do espaço. Cabanas merecia um investimento desta natureza" e "precisa de mais esta centralidade", sublinhou. Álvaro Amaro espera "que o espaço seja do agrado de todos" e que possa também ser utilizado para animação nas noites de verão, dinamizando ainda mais a localidade.
Usufrua deste novo espaço em família! Aproveite também para conhecer melhor a história do Jardim, contada através do totem que foi instalado no local e descerrado pelo presidente do município e pelo presidente da junta de freguesia de Quinta do Anjo, António Mestre, no momento da inauguração.

Comentários