Governo aprova compra de 10 barcos elétricos para Seixal, Cacilhas e Montijo

Luz verde para a renovação da frota da Transtejo. Primeiro barco chega ainda este ano 

O Governo aprovou despesa no âmbito do plano da renovação da frota da Transtejo, que asseguram as ligações entre Seixal, Cacilhas [Almada] e Montijo à capital portuguesa.  O plano contempla a aquisição de 10 navios elétricos, num investimento de 52,4 milhões de euros. A autorização foi aprovada em Conselho de Ministros, segundo o comunicado divulgado após a reunião semanal do executivo. O primeiro barco, no total de 10 encomendados, deve ser entregue ainda este ano. 
Distrito de Setúbal vai ganhar 10 novos barcos elétricos 

Contactada pela agência Lusa, fonte do Ministério do Ambiente e Acão Climática adiantou que se trata de investimento no âmbito do plano da renovação da frota da empresa Transtejo, responsável pelo transporte de passageiros entre as margens do Tejo, e diz respeito à aquisição de 10 navios elétricos aos estaleiros espanhóis Gondán.
De acordo com a mesma fonte, a entrega do primeiro navio está prevista ainda para este ano. A Transtejo tinha recebido há um ano o visto prévio do Tribunal de Contas relativo à aquisição destes 10 navios, no valor de 52,4 milhões de euros.
Segundo sublinhou na altura a empresa, ficava concluído o processo legal que “antecede a concretização do projeto de renovação da frota de navios que irá, a partir de 2022, operar nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal”.
“Com estes navios, que representam um investimento de 52 milhões 440 mil euros, a empresa fica com uma frota de navios ambientalmente sustentável, movida por sistema de propulsão 100 por cento elétrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios atuais e sem emissões de GEE [em 2019, o consumo de gasóleo foi de cerca de 5,249 milhões de litros, correspondente à emissão de 13 122 toneladas de CO2]”, indo ao encontro das políticas para a descarbonização, frisou a Transtejo.
O concurso para a aquisição destes navios chegou a ser impugnado pelos Estaleiros de Peniche, um dos concorrentes, por considerarem que a solução vencedora “ambiental e economicamente mais prejudicial e com riscos de acidente elétrico”.
De fora fica a aquisição de novos barcos na ligação Barreiro a Lisboa porque, diz o governo, "esta é a frota [Soflusa] mais moderna do rio Tejo".  A Transtejo assegura as ligações fluviais a Lisboa a partir de Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão.

Comentários